Ciopaer recebe novo helicóptero para operações de policiamento e salvamento

16 de agosto de 2013 - 16:51

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) apresentou, na manhã desta sexta-feira (16.08), a nova aeronave modelo EC 145 que vai reforçar a unidade. O moderno helicóptero de fabricação da empresa brasileira Elibrás, representante do grupo alemão Eurocopter, possibilitará uma autonomia e segurança – inclusive com a possibilidade de realizar operações noturnas – nas ações policiais de combate ao crime, assim como na utilização para operações de salvamento.

Durante a apresentação, o comandante da Ciopaer, coronel Antônio Monteiro, destacou a constante evolução da Ciopaer, principalmente na atual gestão. Além do helicóptero apresentado, a coordenadoria ainda vai receber outros dois EC 145 que estarão prontos para voar até o fim do mês de outubro.

A unidade já contava com quatro aeronaves do modelo Esquilo. Elas têm capacidade de levar dois pilotos e três tripulantes. Já o EC 145 possibilita levar além dos pilotos, outros nove ocupantes. Sendo bimotor, a nova fênix garante maior segurança em ações que exijam o máximo do helicóptero, podendo operar e finalizar a ação mesmo que um dos motores falhe.

O EC145 é utilizado em pelo menos 16 nações, equipando forças de segurança e salvamento de países como Alemanha e Estados Unidos.