Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará comemora seu 88º aniversário

8 de agosto de 2013 - 15:02

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) comemorou nesta quinta-feira (08/08), seu 88º aniversário. A solenidade aconteceu no Quartel Geral do CBMCE. Durante a festa de comemoração, 43 bombeiros foram promovidos, e diversas autoridades civis e militares foram condecoradas com a Medalhinha Simbólica e Medalha do Mérito Bombeiro Militar. Entre os homenageados estavam: o Desembargador Luiz Gerardo Pontes Brígido, o Secretario da Secretaria Especial da Copa, Domingos Gomes de Aguiar Neto, Marcus Rattacaso, coordenador da Assessoria de Acompanhamento de Projetos Especiais da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (ASAPE).

HISTÓRICO – Considerada uma das instituições mais respeitadas na sociedade, ela teve início em 08 de agosto de 1925 após o então governador do Estado, Desembargador José Moreira da Rocha, criar o Pelotão de Bombeiros. Em primeiro de janeiro de 1934, se tornou o Corpo de Bombeiros de Segurança Pública do Estado, sendo comandado pelo tenente Francisco das Chagas Nogueira Caminha e contava com efetivo de 30 homens.

O passar das décadas marcou uma constante evolução do Corpo de Bombeiros na ação de prevenção e combate aos incidentes. Preparados para agir desde pequenas ocorrências até em verdadeiros desastres, esses “anjos da guarda” dos cearenses não medem esforços para salvar vidas.

Passando por grande modernização nos últimos anos, a instituição conta com viaturas e equipamentos adequados para auxiliar em ações emergenciais.

Comandado desde 2011 pelo Coronel Joaquim dos Santos Barbosa, o CBMCE conta com total apoio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) para além de investir na estrutura material, desenvolver constante capacitação do efetivo de aproximadamente 1.488 bombeiros e bombeiras, distribuídos nas 24 unidades militares da capital, região metropolitana e interior do estado.
 

Com o objetivo de também buscar o desenvolvimento da cidadania, a Corporação realiza diversos projetos em parceria da sociedade cearense. Entre as ações, existe o Bombeiro Saúde e Sociedade que busca levar educação física as pessoas da terceira idade; escolinhas de futsal, surf e judô para crianças carentes; além de cursos de formação para jovens e diversos outros trabalhos.