Secretário debate com deputados e apresenta resultados da SSPDS

7 de agosto de 2013 - 18:46

O titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Francisco Bezerra, atendendo a convite do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado José Albuquerque, esteve nesta quarta-feira (07.08) no plenário da Assembleia prestando informações sobre as ações da pasta.

Em mais de quatro horas de conversa, o secretário que estava acompanhado do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Werisleik Matias, do delegado geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, do diretor-geral da Academia Estadual de Segurança do Ceará, Cel. PM Roosevelt Alencar, e do comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Joaquim dos Santos Neto, discorreu sobre as ações da Secretaria de Segurança Pública em parceria com as respectivas instituições tem desenvolvidos esforcos no sentido de diminuir o número de homicídios nos últimos meses em relação ao início do ano. A estatística de crimes de morte apontou que no segundo trimestre deste ano teve queda: enquanto nos três primeiros meses ocorreram 1.074 crimes de morte, os seguintes somaram 962.

Outro ponto abordado pelo secretário, foi o investimento na restruturação não apenas na Polícia Militar que ganhou equipamentos e viaturas modernas, mas também do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil. Até o início da gestão do governador Cid Gomes, o Ceará contava com apenas 44 delegacias em municípios do interior do Ceara. O atual governo construiu outras 55. Sempre colocando a população como ponto principal, a SSPDS por meio da Polícia Civil ampliou os serviços prestados pela Delegacia Eletrônica.

O coronel Francisco Bezerra apontou que o investimento de quase R$ 1 bilhão em sete anos realizado pelo governo cearense fez com que aumentasse o número de prisões, incluindo diversas pessoas que estavam na lista dos mais procurados da SSSPDS.

Mereceu destaque no pronunciamento do secretário o Ronda do Quarteirão, maior programa de policiamento comunitário e o Comando Tático Rural, que possibilitou maior segurança no interior do Ceará, com destaque para a atuação ao combate a ação de quadrilhas organizadas nas regiões de divisas.

Após o pronunciamento, os deputados realizaram diversos questionamentos que foram prontamente respondidos pelo secretario Francisco Bezerra, que se mostrou satisfeito com a oportunidade de prestar contas das ações da SSPDS. “Nesse momento prestamos conta com a sociedade e continuaremos com mais vontade. Saímos com vontade de policial doutrinado. Sairemos para que as leis sejam cumpridas e para combater o crime”, disse o secretário.