Titular da SSPDS presidirá o Conselho de Segurança do Nordeste

2 de agosto de 2013 - 16:08

O Secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Francisco Bezerra, foi eleito por unanimidade nesta sexta-feira (02/08) presidente do Conselho de Segurança Pública do Nordeste (Consene). A eleição ocorreu durante a 36ª reunião da cúpula que acontece em Salvador (BA). O mandato será de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois. O vice-presidente do Conselho será o secretário da Defesa Social de Pernambuco, Wilson Salles Damázio.

"O Estado do Ceará vem se destacando nos últimos anos pelo trabalho de inteligência e de cooperação com os outros Estados do Nordeste. Foi por iniciativa do nosso Estado que foi criada a Operação Divisa Segura, que tem obtido excelentes resultados no combate ao crime interestadual. Esta Operação, inclusive, já serve de modelo para todo o Brasil", afirma o secretário Francisco Bezerra. "A nossa eleição para presidir o Consene reforça nossa responsabilidade de lutar contra o crime e garantir mais segurança para a sociedade", ressalta. "O crescimento da violência, infelizmente, tem assolado o Brasil como um todo e não é diferente no Nordeste. Vamos trabalhar para que as forças de segurança se integrem ainda mais", destaca.

De acordo o secretário da Defesa Social de Pernambuco, Wilson Salles Damázio, a nova presidência do Consene dialogará ainda mais com outras instâncias de Segurança Pública do Brasil. "Conheço bem o ótimo trabalho do Coronel Francisco Bezerra e tenho certeza que dinamizará ainda mais o Conselho", afirma. Damázio é também o presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública.

O Consene reúne quadrimestralmente todos os secretários de segurança pública do Nordeste, assim como os comandantes das polícias Militar e Civil e superintendentes das polícias Federal e Rodoviária Federal de cada Estado. Também participam do Conselho o secretário de Planejamento de Ações Nacionais de Segurança Pública e o diretor do Departamento de Assuntos de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

Na pauta da 36ª reunião do Consene, que acontece em Salvador, os secretários discutem mais ações em conjunto pela Operação Divisa Segura e debatem as causas e implicações do crescimento de crimes praticados por crianças e adolescentes.

DIVISA SEGURA – Em meados de 2011, acompanhado do comandante-geral da PMCE, do Delegado Geral de Polícia Civil, e do coordenador de Inteligência da SSPDS, o secretário Francisco Bezerra visitou – um a um – os secretários de segurança pública dos cinco estados que fazem divisa com o Ceará. Nessas visitas, foram traçadas, dentre outras medidas, estratégias para operações conjuntas nas divisas dos estados.

Também foram definidos protocolos de compartilhamento ágil de informações e de ações de inteligência policial. Por último, foi acertado (e já está em plena execução, calendário de reuniões envolvendo todos as autoridades policiais que trabalham diretamente nas fronteiras (representantes do setores de inteligência, delegados, chefes do Policiamento do Interior, chefes de destacamentos policiais militares, etc). Essas reuniões aconteceram em Souza (PB), Mossoró (RN), Petrolina (PE) e Cabrobó (PE), Pedro II (PI) e Juazeiro do Norte (CE).

O êxito da iniciativa levou os demais estados nordestinos a adotarem a prática. Hoje, difundida através dos fóruns nacionais de segurança, o "Divisa Segura" já inspira ações entre Estados Brasileiros que ficam na fronteira com países do Cone Sul.