Disque Denúncia terá nova ampliação

9 de julho de 2013 - 14:41

O sistema Disque Denúncia 181, serviço revitalizado em maio pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará voltará a ser ampliado. Além de novo acréscimo do número de atendentes, será oferecida à população um serviço semelhante a uma secretaria eletrônica, sendo possível formular a denúncia mesmo quando todas as linhas estiverem ocupadas. as medidas deverão entrar em vigor até fim deste mês e devem-se, dentre outros fatores, ao sucesso alcançado em curto espaço de tempo pela ferramenta de denúncia.

O Disque Denúncia 181 gerou expressivo aumento no número de apreensões e prisões apenas um mês de após a reformulação. Através das denúncias, durante o período de 24 de maio e 30 de junho, o sistema recebeu o total de 5.430 ligações, resultando em 46 prisões de pessoas em flagrante e seis prisões por mandando judicial. Além disso, 13 armas de fogo  foram apreendidas, 3,5 quilos de maconha, 1,013 de crack, 1 quilo de pasta base de cocaína e 695 gramas de cocaína, foram apreendidas. Também com auxilio das ligações foi possível a localização de três veículos roubados.

O Disque Denúncia 181 – funciona na Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Secretaria de Segurança Pública (SSPDS). As denúncias podem ser feitas pela população sem a necessidade de identificação. A SSPDS  garante o sigilo do denunciante. Após registradas as ligações, as denúncias são repassadas para os órgãos responsáveis (Policia Civil, Policia Militar, coordenadoria de inteligência ou forças amigas, como PF, PRF etc). O sistema funciona 24h.

É importante ressaltar a diferença entre o sistema Disque Denúncia 181 e o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) 190. O 190  deve ser acionado em situações de emergência ou urgência. Já o Disque Denúncia 181 deverá ser utilizado pela população para informar às forças policiais sobre existência de locais onde se pratiquem crimes como tráfico de drogas, desmanche de veículos, localização de pessoas procuradas dentre outros.

TROTES – O sistema que funciona através do teleatendimento, recebe uma quantidade significativa de  ligações "falsas denúncias", o que pode atrapalhar o processo de investigação. Então, a população deve estar ciente da função do sistema e colaborar com o trabalho do Sistema de Segurança Pública do Estado do Ceará.