SSPDS coloca 3.062 agentes de segurança pública extra nas ruas na Copa das Confederações

1 de julho de 2013 - 12:18

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará vai dispor de 3.062 agentes de segurança pública extra durante a Copa das Confederações. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (13) em coletiva realizada pelo Secretário da pasta, Francisco Bezerra, na sede da Secretaria.

Esse efetivo extra irá somar ao já empregado durante o dia a dia no estado. Serão 2.200 policiais militares a mais, 490 bombeiros militares, 351 policiais civis e 21 peritos forenses no contingente adicional."O Sistema de Segurança Pública se debruçou de forma responsável e profissional no intuito de que esse planejamento trouxesse para a cidade a paz tão almejada", afirmou o Secretário.

Para garantir o reforço na PM, seguindo ordem do Secretário de Segurança, com base em prerrogativa do Comando Geral da Polícia Militar, houve suspensão de férias dos militares, além de remanejamento de PMs que atuavam em setor administrativo. Portanto nenhuma cidade no interior do Estado, nem a capital, terão efetivo de rua desfalcado durante a Copa das Confederações.

A pedido da Fifa, os agentes da segurança pública como policiais militares, civis e corpo de bombeiros atuarão também dentro da Arena Castelão, como efetivo de apoio aos seguranças contratados pela organização do evento. Foram criadas "Salas de Pronta Resposta" que serão acionadas em situação de emergência de segurança e socorro.

Também haverá efetivo infiltrado nas arquibancadas. São policiais civis e militares e da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS para atuar na prevenção de situações de risco durante os jogos.

Também comporão a força de segurança na Copa das Confederações: 506 Policiais Federais, 180 Policiais Rodoviários Federais, 25 servidores da Receita Federal do Brasil, 19 homens da Comissão Nacional de Energia Nuclear, 317 integrantes da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, 282 agentes da AMC e 2.560 integrantes do Ministério da Defesa (Forças Armadas). Somando essas forças, totaliza-se 3.889 agentes de segurança. Somados ao efetivo extra da SSPDS, esse número chega a 6.951 agentes de segurança.

DELEGACIAS – 13 delegacias estarão funcionando no esquema de plantonistas atendendo a áreas desportivas, áreas de eventos oficiais, treinamento e hospedagem. Funcionarão nesse esquema as seguintes delegacias:

2º DP – Rua Silva Paulet, 495 – Meireles (3101.1146)
3º DP – Avenida Bezerra de Menezes, 479 – Parque Araxá (3101.2229)
4º DP – Rua Monsenhor Salazar, 1237 – Pio XII (3101.2047)
7º DP – Rua Marcílio Dias, 436 – Pirambu (3101.2231)
9º DP – Rua Hermenia Bonavides, s/n – Praia do Futuro (3101.1144)
10º DP – Avenida Mister Hull, 5249 – Antônio Bezerra (3101.4916
16º DP – Avenida Alberto Craveiro, 1670 – Dias Macedo (3101.2952)
25º DP – Rua Lauro Vieira Chaves, 1080 – Praça do Vaqueiro – Vila União (3101.3529)
26º DP – Rua Vereador José Batista Barbosa, 81 – Edson Queiroz (3101.3531)
34º DP – Rua Princesa Isabel, 1236 – Farias Brito (3101.4926)
Delegacia Municipal de Itaitinga – Rua Manoel Sátiro, 182 – Parque Genezaré (3377.1121)
Delegacia de Proteção ao Turista – Avenida Almirante Barroso, 805 – Praia de Iracema (3101.2488)
Delegacia de Anti Sequestro – Rua São Paulo, 1889 – Jacarecanga (3238.1086)

Essas delegacias estarão abertas 24 horas para atender a demanda durante a Copa das Confederações.

CENTRO INTEGRADO DE COMANDO E CONTROLE – Gerenciando todas as ações a nível tático, a Secretaria de Segurança Pública montou um Centro Integrado de Comando de Controle Regional (CICCR). O equipamento terá a missão de gerenciar, de modo integrado, os eventuais incidentes, objetivando a correta tomada de decisão por parte das autoridades envolvidas no evento, respeitadas as atribuições de cada instituição. A centralização no atendimento e direcionamento das ocorrências permitirá um efetivo controle das informações e uma correta otimização dos recursos materiais e humanos disponíveis.

Atuarão no espaço, representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE), Coordenadoria da Defesa Civil do Estado, Defesa Civil do Município, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Ministério da Defesa, Polícia Civil, Polícia Militar, Perícia Forense, Secretaria Estadual para a Copa do Mundo da FIFA 2014, Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), Secretaria Municipal para a Copa do Mundo da FIFA 2014, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Serviço de Atendimento Médico de Urgência ? SAMU.

Em apoio, haverá também o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), que funcionará nos mesmos moldes do CICCR, tendo a vantagem de poder ser deslocado e instalado em pontos da cidade. Há previsão de que o CICCM funcione durante os dias dos jogos na Praia de Iracema, próximo ao local onde acontecerá o São João da Copa, de onde haverá transmissão dos jogos do Brasil.

Na Arena Castelão irá funcionar o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICCL). A função deste será a de gerir a segurança na área de atuação FIFA. Atuarão no espaço a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Federal, SSPDS, CDA e a Segurança contratada pelo evento.

Haverão também dois outros Centros que atuarão em Fortaleza: Centro de Inteligência Regional (ABIN) e o Centro de Comando e Controle de Defesa de Área (10ª REGIÃO MILITAR).