SSPDS realiza treinamento de resgate de vítimas em acidente de trânsito

10 de junho de 2013 - 11:24

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social comandou, neste domingo (9), treinamento para resgate de vítimas em acidente de trânsito em um dos principais acessos à Arena Castelão. No simulado, um acidente entre um veículo de passeio e um caminhão que transportava líquido inflamável. A ação serviu para mostrar a integração entre as forças que podem ser acionadas em caso de
situação emergencial.

Para o Secretário da Segurança Pública, Francisco Bezerra, o simulado serviu para demostrar que o Estado está preparado para a Copa das Confederações. A partir dos simulados, segundo ele, é possível determinar possíveis falhas e ajustá-las a tempo. "É para isso que nós treinamos. Quanto mais nos aproximarmos da realidade no treinamento, mais facilidade teremos de enfrentar uma situação real", afirmou.

Participaram da ação Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Coordenadoria Integrada de Operações de segurança (Ciops), Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), Perícia Forense, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Samu e AMC.

Foram 26 minutos desde o registro da ocorrência por meio da Ciops, o encaminhamento das viaturas do Samu e do Corpo de Bombeiros, além de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Polícia Rodoviária, até o resgate das vítimas e o encaminhamento delas, via ambulância (a menos grave), e via helicóptero da Ciopaer (a mais grave), para os hospitais.

OCORRÊNCIA – A ocorrência simulou um acidente entre um carro e o caminhão com combustível inflamável. Após presenciar o acidente, um popular que passava pelo local aciona a Ciops, pelo número 190, e informa do ocorrido. A partir daí a Coordenadoria analisa e aciona as forças necessárias para atender a chamada através do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR).

No acidente, duas vítimas, um homem e uma mulher, ficam presos nas ferragens, próximo ao caminhão, que por conter líquido inflamável, corre o risco de explodir. Enquanto uma equipe dos bombeiros trabalhava para retirada das duas pessoas presas dentro do veículo, outro grupo trabalha para resfriar o caminhão, a fim de evitar explosão.

Após a retirada das vítimas, o homem, que tem condição menos grave, é enviado em uma ambulância a um hospital, e a mulher, em estado mais grave, é levada via helicóptero para o hospital. Após o esfriamento do veículo, chega a Perícia Forense para identificar as causas do acidente. Toda essa ação, considerada um sucesso, levou 26 minutos.