Região Sertão Central tem mais 1.500 alunos matriculados no Proerd

18 de fevereiro de 2013 - 10:59

1.515 alunos do quinto ano letivo do ensino da rede pública na Região Sertão Central do Ceará já se matricularam no Programa Educacional de Prevenção às Drogas e a Violência (Proerd) para o ano letivo de 2013. Os alunos receberão instruções dos Policiais do Programa Ronda do Quarteirão, que são preparados a passar, de forma didática, informações dos perigos causados pelas drogas a fim de despertar a consciência dos jovens sobre os problemas causados por essas substâncias.

As aulas acontecerão em escolas dos municípios de Quixadá, Ibicuitinga, Banabuiú, Ibaretama e Choró. "Antigamente os livros do estudante eram patrocinadas pelas prefeituras e empresas simpáticas ao programa. Agora todas as crianças terão à mão seu livro para aprenderem a dizer não às drogas; É uma demonstração da SSPDS e do Governo Cearense no combate a prevenção as drogas", diz o educador social do Proerd, cabo Cilas Rodrigues.

O programa consiste em uma ação conjunta da Polícia Militar, por meio do Ronda do Quarteirão; da Escola, por meio de professores, especialistas e estudantes; e Família, representada pelos pais e pela comunidade de modo geral. Todos unidos no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e de violência entre estudantes, bem como ajuda-los a reconhecerem as pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência, e a resistirem a elas.

PROERD – O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência foi criado em Los Angeles, nos Estados Unidos em 1983. O Estado do Rio de Janeiro, em 1993, foi o primeiro a implantar o projeto aqui no Brasil. Em 2001, a Polícia Militar do Ceará, aderiu o programa que é ministrado pelo Batalhão de Policiamento Comunitário.