Governador Cid Gomes preside formatura de 920 PMs e anuncia convocação de mais 1.150 para Curso de Formação

5 de fevereiro de 2013 - 15:46

O governador Cid Gomes autorizou nesta terça-feira (05.02) a convocação de mais 1.150 aprovados no concurso da Polícia Militar do Ceará na carreira de praça, realizado ainda em 2012. A permissão foi dada durante discurso na formatura da primeira turma do Curso de Formação Profissional da PM, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

"Estou autorizando a convocação de mais 1.150 aprovados no último concurso para darmos início a segunda turma e tentar até o fim do meu mandato, convocarmos os outros mil aprovados", afirmou o governador.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Bezerra, destacou a importância daquele momento na vida dos Policiais Militares e  dos familiares deles, para o sistema de segurança Pública e para a sociedade em geral. "Honrem essa farda. Amem a Polícia Militar. A partir de hoje, pesa sobre os ombros de cada um de vocês a responsabilidade de defender a sociedade cearense", disse o secretário.

Formaram-se 920 policiais militares, sendo 877 homens e 43 mulheres que, a partir desta quinta-feira (07.02) reforçam o policiamento no interior do Estado. De acordo com o Comando Geral da PM, os policiais já serão integrados aos planos de reforço na segurança para o Carnaval nos municípios do interior.
 
VIATURAS – Além da formação dos novos policiais, o Governo do Estado entregará 39 viaturas destinadas aos destacamentos da Polícia Militar no interior. As cidades contempladas são: Fortim, Palhano, Barros, Porteiras, Antonina do Norte, Tarrafas, Alcântara, Cariré, Groaíras, Irauçuba, Meruoca, Reriutaba, Tejuçuoca, Frecheirinha, Graça, Ibiapina, Pires Ferreira, Barroquinha, Morapujo, Senador Sá, Apuiarés, Caridade, Itatira, Paramoti, Aratuba, Miraíma, Morrinhos, São Gonçalo do Amarante, São Luiz do Curu, Uruburetama, Cariús, Catarina, Orós, Piquet Carneiro, Quixelô, Ibaretama, Ibicuitinga, Irapuan Pinheiro, Milhã.

Outras 43 viaturas serão adquiridas, através de licitação, até julho deste ano. Todas elas serão igualmente destinadas às unidades da Polícia Militar no interior do Estado. Concluída esta etapa, todos os municípios do Interior do Ceará estarão contemplados com viaturas de grande porte para emprego efetivo no patrulhamento policial militar.

CONCURSO – Lançado em novembro de 2011, o Concurso da Polícia Militar é destinado ao aumento do efetivo da Polícia Militar no Ceará. O concurso, que teve inscrições ainda em novembro e dezembro de 2011. Foram 40.806 inscritos, sendo 34.774 homens e 6.032 mulheres, disputando 950 vagas para homens e 50 vagas para mulheres.

Os aprovados no concurso passaram por um curso de formação profissional com base na Matriz Curricular Nacional, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que é vinculado ao Ministério da Justiça.