Férias: Corpo de Bombeiros intensifica ações preventivanas praias

11 de janeiro de 2013 - 13:26

 

Durante as férias, o cenário nas praias cearenses é sempre de movimentação intensa. Com o grande o fluxo de turistas deve também ser redobrada a atenção dos que frequentam as praias, principalmente os pais ou responsáveis que levam crianças.

O Corpo de Bombeiros Militar intensificou o trabalho de alertar e prevenir casos de afogamentos e de crianças que se perdem dos pais. Entre as ações está a já tradicional campanha das pulseiras de identificação, feitas de material leve, capaz de boiar na água, as pulseiras são destinadas para que as crianças tenham como usar algum tipo de identificação dos pais. Nelas, é possível escrever dados como o nome dos pais e telefone para contato caso elas sejam encontradas perdidas.

Junto com as pulseiras, os bombeiros militares entregam nas praias um panfleto para os pais sobre os cuidados que devem ter para evitar que seus filhos se afastem, além das atenções necessárias com os pequenos nas praias.

Já os banhistas contam com 11 postos de guarda-vidas na Praia do Futuro, sendo nove fixos e dois móveis, sendo uma moto aquática e um veículo 4×4. Com essa infraestrutura os guarda-vidas estão sempre atentos a grupos de banhistas descuidados, alertando para as áreas de risco no mar. "O ideal antes de entrar no mar é que o banhista procure identificar onde estão os guarda-vidas, e procurem se informar sobre os cuidados para tomar banho naquela região", informa Major Cláudio Barreto, comandante da Unidade do Corpo de Bombeiros do Mucuripe.

93 RESGATES – De acordo com informações do Mj. Barreto, só no dia 1º de janeiro de 2013, os guarda-vidas da Praia do Futuro realizaram 93 resgates de banhistas que estavam se afogando. Não foi registrado nenhum óbito no dia, mas o número serve de alerta. "Só em um dia quase 100 pessoas foram ao mar e não tiveram os cuidados necessários. Muitas vezes é a brincadeira com amigos, o desafio, a adrenalina do momento, isso é o que preocupa. Também o cuidado para evitar ingerir bebidas alcoolicas e depois ir para o mar, já que os reflexos ficam comprometidos", diz o comandante.

No mesmo dia 1º, nove crianças se perderam dos pais, em todos os casos os bombeiros conseguiram identificar e encontrar os responsáveis.