Ronda atende a um milhão de ocorrências e apreende mais de 1.600 armas em 2012

9 de janeiro de 2013 - 11:49

A Polícia Militar do Ceará, somente através do Ronda do Quarteirão, atendeu a mais de um milhão de ocorrências e apreendeu 1.683 armas em 2012. As informações são da Seção de Estatística e Monitoramento Ronda, divulgadas nesta quarta-feira (9).
 
Entre as ocorrências atendidas, segundo o setor, 323 foram relacionadas à apreensão de drogas, além de incluírem também o número de apreensões de armas, considerado o maior do Estado do Ceará.
 
O Ronda do Quarteirão está presente hoje em 43 municípios do Ceará, com 254 áreas de cobertura. Toda a capital e Região Metropolitana de Fortaleza são atendidas pelo Ronda.
 
O RONDA – O Batalhão de Policiamento Comunitário, mais conhecido como Ronda do Quarteirão, foi criado em 21 de novembro de 2007, ainda na primeira gestão do governador Cid Gomes. Começou com cinco áreas-piloto. Hoje, o Ronda hoje já atende a mais de 252 áreas em cidades com mais de 50 mil habitantes.
 
O efetivo do Batalhão conta com 3.920 policiais militares que têm como principal filosofia no atendimento à população o policiamento comunitário, que consiste em uma tentativa de criar uma polícia técnica mais próxima da sociedade, fazendo dos agentes de segurança pública, agentes transformadores da pacificação social.
 
PREVENÇÃO – O Ronda também trabalha o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), que consiste em levar aos alunos de escolas públicas do 5º e 7º anos, uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas. O trabalho também é feito com os professores e diretores das escolas bem como os pais desses alunos.