Inaugurada nova sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental

23 de outubro de 2012 - 13:53

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, inaugurou nesta terça-feira (23) a nova sede do Batalhão da Polícia Militar Ambiental. O governador em exercício, Domingos Filho, presidiu a solenidade ao lado do Secretário de Segurança, Francisco Bezerra. Toda a cúpula da SSPDS esteve presente à solenidade.

"Temos que parabenizar aqui a convivência harmoniosa entre sociedade e polícia, duas bases que se ajudaram na construção da segurança e do trabalho social que existe hoje na área onde está a sede do batalhão, Aqui na Aerolândia", disse o Secretário de Segurança, Francisco Bezerra.

O governador em exercício, Domingos Filho também parabenizou essa parceria entre sociedade e polícia durante a inauguração. “A polícia ambiental e a comunidade devem ser parabenizadas, pois caminham conjuntamente, na construção de uma melhor segurança e cuidados com o patrimônio ambiental, que é o nosso Parque do Cocó”, disse.

Para a obra e equipamento do espaço, o governo do estado investiu R$ 908 mil reais. De acordo com o secretário Bezerra, os 158 policiais que atuam no policiamento ambiental (98 destes, em Fortaleza) recebem formação específica, de acordo com a sua área de atuação. O BPMA também mantém parceria com instituições ligadas ao meio ambiente, o que torna mais eficaz a ação do efetivo nessas áreas.

Entre os destaques do trabalho realizado pelo Batalhão, o Secretário de Segurança lembrou que nos últimos seis anos e nove meses nenhuma ocorrência foi registrada dentro das trilhas do parque do Cocó, que é policiado pelo Batalhão.

O BATALHÃO – O BPMA foi criado em 30 de agosto de 1991, com o surgimento do Pelotão de Policiamento Ecológico, sediado na Avenida Dr. Raul Barbosa, 6801, no Bairro Aerolândia. Em 23 de novembro de 1998, passou a ser chamada de Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA). Neste ano de 2012 foi elevada à condição de Batalhão, por força da nova Lei de Organização Básica da PMCE, passando a denominar-se Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA). A unidade é comandada pelo Major QOPM Marcus Costa.