AESP habilita 60 oficiais a promoções após encerramento de Cursos de especialização policial

23 de outubro de 2012 - 16:33

“Levem para os seus locais de trabalho, para os seus estados de origem, para as suas vidas, aquilo que de melhor colheram nesta instituição. Saibam que aqui trabalhamos para bem formar e/ou consolidar e aprimorar a formação de bravos homens e mulheres que representam o Estado na defesa da sociedade. A todos os meus sinceros parabéns”.

Com essas palavras o Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Bezerra, saudou os formandos das turmas do Curso Superior de Polícia e Bombeiros Militar e do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais PM/BM 2012. A solenidade de encerramento aconteceu na sexta-feira (19.10), na Academia Estadual de Segurança Pública, onde as aulas foram ministradas. Toda a cúpula da SSPDS esteve presente.

Os cursos tiveram início no dia 12 de março e duraram sete meses, totalizando uma carga horária de 1.050 horas/aula cada um. O Curso Superior de Polícia e Bombeiros Militar habilitou policiais e bombeiros militares ao posto de Coronel, enquanto o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais PM/BM habilitou militares estaduais ao posto de Major.

Os cursos contaram com corpo docente formado por doutores, mestres e especialistas, já o corpo discente foi constituído por 60 oficiais dos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Acre, Amazonas, Roraima, Tocantins e Distrito Federal. O Cel. PM Luiz Carlos da Silva Santos Oliveira coordenou o primeiro Curso. Já o Major PM Evandro Queiroz de Assunção, o segundo.

OS CURSOS – O Curso Superior de Polícia e Bombeiros Militar objetiva atualizar e ampliar os conhecimentos profissional, técnico e humanístico dos oficiais, indispensáveis ao planejamento, coordenação, controle e o emprego das organizações, capacitando-os para o exercício das funções a nível estratégico das instituições militares estaduais. Neste curso, o primeiro lugar foi da Major PM Maria Helena de Freitas Costa, da Polícia Militar do Ceará.

Já o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais PM/BM visa atualizar e ampliar os conhecimentos profissional, técnico e humanístico dos Oficiais, essenciais à habilitação e ao acesso ao Oficialato Superior, capacitando-os para o exercício das funções em nível de comando, chefia e estado-maior das corporações militares estaduais. Neste curso, o primeiro-lugar foi do Capitão PM Tiago Balbi de Sousa Lima, da Polícia Militar do Amazonas.

APERFEIÇOAMENTO – Para o Diretor Geral da AESP, Ten-Cel PM John Roosevelt Rogério de Alencar, “estes cursos abordaram os princípios ético-morais e as áreas técnico-operacionais, humanístico-jurídica, além da valorização profissional, habilitando os recém-formados oficiais a contribuírem no aperfeiçoamento do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social dos seus respectivos estados, embora sendo sabedores que a diminuição da violência social perpassa não apenas por ações da segurança pública, mas também por ações sociais e de saúde pública”.