SSPDS inicia Operação Eleições 2012

1 de outubro de 2012 - 14:49

A Secretaria da
Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) anunciou, na manhã desta sexta-feira (28.09), a “Operação eleições 2012”.  Serão mobilizados mais de 13 mil profissionais de segurança, entre Policiais Militares e Civis, Bombeiros Militares e profissionais de Perícia. O anúncio aconteceu no Quartel do Comando Geral da PM.

“Temos nos debruçado com especial atenção sobre esse tema”, disse o secretário da Segurança, Francisco Bezerra. “Juntamente com os comandantes das vinculadas da SSPDS estamos empenhados em garantir ao povo cearense um pleito tranquilo e dentro do mais absoluto clima de normalidade”, concluiu. Logo após a coletiva, as tropas embarcaram para os municípios do interior onde irão atuar.

De acordo com o plano, a PM mobilizará 11.474 policiais, sendo 6.013 na capital e 5.461 no interior. Já a Polícia Civil empregará 1.106 policiais, sendo 302 em Fortaleza e Região Metropolitana e 764 no interior. O Corpo de bombeiros terá um efetivo de 688 bombeiros militares e a Perícia Forense disponibilizará 74 servidores. As ações dos policiais serão subsidiadas por levantamentos feitos por agentes da Coordenadoria de Inteligência, que também atuarão diretamente no pleito.

Em comparação com as eleições de 2008, houve um aumento no reforço policial de cerca de quatro mil homens. Na época, a PM havia empregado 7.900 homens. Também serão empregados as três aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas, sendo um na capital e dois no interior.

TRE – Imediatamente após a apresentação do plano à imprensa, o secretário Francisco Bezerra seguiu, acompanhado da cúpula da SSPDS, para a sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), no Centro de Fortaleza. Ali apresentou formalmente o plano operacional de segurança para as eleições ao presidente da Casa, desembargador Ademar Bezerra.