Secretário de Segurança participa da abertura do “Congressos Genival Veloso de França”

20 de setembro de 2012 - 13:59

O Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Francisco Bezerra, participou, nesta quarta-feira (19), da solenidade de abertura do "Congressos Genival Veloso de França", que reúne em Fortaleza, até a próxima sexta-feira (21.09), cerca de 1,7 mil participantes em 11 eventos nacionais e internacionais nas  áreas da Medicina Legal e Perícia Forense. O secretário falou sobre a importância das ciências forenses e da medicina legal para a construção de sociedade mais justa. "Somente através de inquéritos bem fundamentados conseguiremos fazer justiça em casos de cometimentos dos mais variados tipos de crimes. E, para a correta e sólida fundamentação destes inquéritos, só com o trabalho bem abalizado e bem construído pelos senhores e senhoras profissionais de perícia".

Francisco Bezerra também destacou os investimentos feitos Pelo Governo do Estado na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). "Entre recursos próprios e repasses federais foram investidos quase R$ 25 milhões na reforma e modernização da Perícia Forense do Estado do Ceará. Hoje, podemos afirmar, sem medo de errar, que o Ceará possui um dos mais modernos aparatos de perícias do mundo". Também destacou a interiorização dos serviços da Pefoce e a implantação, em breve, de um sistema digital de identificação humana.

Durante três dias profissionais da área da medicina, odontologia e direito devem discutir os novos caminhos da Medicina Legal e da Perícia Forense, incluindo novas tecnologias, e análise de casos, por meio de  conferências, palestras, mesas de debate, apresentações de trabalhos científicos nas área de Medicina, Odontologia e Direito Legal.

O congresso, que tem apoio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDSCE) por meio da Perícia Forense do Ceará, homenageia um dos maiores nomes na área da perícia forense e medicina legal, Dr. Genival Veloso de França (foto). Com trabalho reconhecido no Brasil e no mundo, o professor – que também é médico e advogado –  recebeu homenagens e honrarias de representantes de entidades argentinas e uruguaias. Em discurso emocionado durante a solenidade de abertura, Veloso agradeceu a homenagem.

O Congresso segue até a próxima sexta-feira (21) com programação das 8h às 17h, na Fábrica de Negócios, em Fortaleza.

O EVENTO – O ?Congressos Genival Veloso de França? reúne o I Congresso Brasileiro de Medicina Legal e Perícias Médicas; o XXII Congresso Brasileiro de Medicina Legal; o XX  Congresso Brasileiro de Perícias Médicas; o XI Congresso Brasileiro de Odontologia Legal; o VIII  Congresso Brasileiro de Direito Médico; I  Congresso Brasileiro de Toxicologia Forense; I  Congresso Brasileiro de Termologia Clínica e Termografia; I Congresso da Academia Internacional de Valoração do Dano Corporal; I Congresso da Academia Brasileira de Valoração do Dano à Pessoa; e  II Congresso de Medicina Legal e Ciências Forenses dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

QUEM É GENIVAL VELOSO DE FRANÇA (homenageado) – Médico e Bacharel em Direito. Professor Titular de Medicina Legal nos cursos de Medicina e Direito da Universidade Federal da Paraíba. Professor Convidado da pós-graduação em Direito Médico da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Ex-Professor Titular de Medicina Legal no curso de Direito da Universidade Estadual da Paraíba. Professor Convidado do Curso Superior de Medicina Legal do Instituto de Medicina Legal de Coimbra ? Portugal. Professor Convidado do Curso de Maestria à distâncias em Medicina Legal da Universidade de Valência ? Espanha Ex-Secretário do Conselho Federal de Medicina Ex-Membro do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa da UFPB Membro da Junta Diretiva da Sociedade Ibero-americana de Direito Médico (SIDEME) Ex-Membro do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa da UFPB Presidente de Honra da Sociedade Brasileira de Direito Médico. Ex-Chefe do Departamento de Medicina Legal e Anatomia e Fisiologia Patológica da UFPB. Presidente da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Medicina Legal.