AESP e UFC firmam parceria para implantar estande virtual de técnicas operacionais

24 de agosto de 2012 - 16:25

O Diretor Geral, o Ten-Cel John Roosevelt Rogério de Alencar, e membros da Coordenadoria de Ensino e Instrução da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) participaram, na quarta-feira (22), de reunião com os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) George Gomes, Melo Júnior, Creto Vidal e Joaquim Bento

O objetivo do encontro foi tratar sobre o Estande Virtual de Técnicas Operacionais, projeto tecnológico apresentado e desenvolvido por integrantes do Grupo de Pesquisa de Computação Gráfica, Realidade Virtual e Animação, do Departamento de Computação, e do Instituto UFC Virtual, com recursos da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O sistema consistirá na utilização de um software para simular cenários reais de operação, o que permitirá aos alunos uma inovadora forma de treinar técnicas de tiro, as quais serão complementadas com as práticas de disparo de arma de fogo, essenciais no treinamento dos profissionais de segurança pública.

Através de uma tela de projeção que simula situações diversas, com aspectos muito próximos da realidade, e de armas reais sem munição, o aluno observa o momento adequado de atirar e, ao disparar, aciona um laser que marcará na tela o local onde as balas virtuais atingiram. Cada ação é registrada e, ao final, um relatório de desempenho é fornecido, o que aperfeiçoa o sistema de avaliação do desempenho dos alunos.

A estrutura a ser instalada na AESP é considerada de médio porte e contará com três telas de projeção (2,40m x 1,80m), com três projetores e três computadores. Além de se diferenciar por permitir uma maior similaridade com situações reais e reduzir o alto custo na aquisição de munição, o sistema destaca-se de outros equipamentos por possibilitar a customização de ambientes e imagens a serem exibidos na tela.

Segundo o Diretor Geral, a parceria representa um importante passo rumo à melhoria da qualidade do conhecimento técnico fornecido aos profissionais de segurança pública, o que permitirá a aplicação direta dos saberes teóricos adquiridos em sala de aula e, por conseguinte, a maximização do desenvolvimento das potencialidades desses profissionais. “O avanço da tecnologia dá-se em todas as esferas sociais, logo, o ensino deve acompanhar esse ritmo, sempre objetivando alcançar a excelência, por isso iremos fortalecer a Diretoria de Pesquisa e Inovação”, afirma o Ten-Cel Alencar.