Doutor em Ciências Forenses ministra palestra na AESP

17 de agosto de 2012 - 09:06

"O Ceará é hoje, com a sua nova estrutura para a Coordenadoria da Perícia Forense, a melhor do país para o exercício da perícia." A afirmação é de Genival Veloso de França, uma dos principais nomes da área da Perícia Forense no mundo. A declaração foi feita nesta quinta-feira (16), durante a presença do médico-legista em Fortaleza, para ministrar palestra na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) aos alunos aprovados no último concurso da Perícia Forense, realizado neste ano.

Com auditório lotado, Genival falou sobre "Lesões Corporais no Novo Código Penal". O evento contou com a presença do diretor geral da Aesp, Ten. Cel. John Roosevelt Rogério de Alencar e do Coordenador Geral da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Maximiano Chaves. A palestra faz parte da programação pedagógica de formação dos aprovados no concurso e que atuarão na Perícia Forense do Estado.

Currículo do palestrante

Genival Veloso de França é médico e bacharel em Direito. Possui especialização em Medicina pelo Instituto de Medicina Legal do Rio de Janeiro. É professor titular de Medicina Legal nos cursos de Medicina e Direito da Universidade Federal da Paraíba, no curso de Direito da Universidade Estadual da Paraíba, e na Escola Superior da Magistratura da Paraíba. Atua como professor convidado no Curso Superior de Medicina Legal do Instituto de Medicina Legal de Coimbra, em Portugal, no Master em Medicina Forense a distância da Universidade de Valência , na Espanha, no Curso de Auditoria em Sistemas de Saúde da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, e no Curso de Especialização em Bioética da Unimontes, em Minas Gerais. É professor da pós-graduação em “Ciências Forenses” da Universidade Federal do Maranhão. Membro Titular da Academia Internacional de Medicina Legal e Medicina Social e da Academia Brasileira de Ciências Médico-Sociais. É consultor do Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Medicina e Odontologia Legal (IBEMOL). Foi secretário do Conselho Federal de Medicina e presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba. Autor de inúmeros títulos sobre Medicina Legal e Direito. Trabalhou no caso “Paulo César Farias”.