Secretário de Segurança dá posse ao novo diretor-geral da AESP

8 de agosto de 2012 - 15:54

"Estamos dando mais um passo para engrandecer ainda mais o trabalho já realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará. Para somar a isso, colocamos esses dois profissionais completos, nos quais tenho total confiança do trabalho que será realizado", afirmou o Secretário da Segurança, Franciso Bezerra, durante a solenidade que empossou o novo diretor-geral da Aesp, Cel. John Roosevelt Alencar e a nova secretária executiva da Aesp, Mariana Abreu. A solenidade aconteceu no fim da tarde desta terça-feira (7) na sede da Secretaria de Segurança e Defesa Social.

CURRÍCULOS – O Cel. Alencar tem, dentre outros títulos, Bacharelado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó; também é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará; Tem três especializações, sendo em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó; em Direito e Processo Eleitoral pela Universidade de Fortaleza e em Políticas Públicas pela Faculdade Metropolitana de Fortaleza; Coronel também é mestre em Avaliação em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará.

No exercício de sua carreira militar, o Coronel Alencar comandou, dentre outras unidades, a 1ª Companhia do 2º Batalhão da PM em Juazeiro do Norte entre 2005 e 2006; Foi Chefe do Gabinete Operacional da Corregedoria-Geral da SSPDS entre 2007 e 2009; Foi Comandante da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA) entre 2009 e 2011 e Comandante do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) entre 2011 e 2012, quando assumiu o Comando do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom), o Ronda do Quarteirão.

Em cursos, Coronel Alencar tem formação pelo Alto Comissionado das Nações Unidas para Refugiados em Direitos Humanos e Direitos dos Refugiados; Prática de Licitações e Contratos Administrativos pela Fundação Escola Superior de Advocacia; Curso de Extensão Universitária em Direito e Processo Administrativo Disciplinar pela Faculdade Farias Brito e Curso de inglês instrumental aplicado à Segurança Internacional pela Ally Internacional.

O Coronel também é condecorado com as Medalhas do Mérito Intelectual nos níveis I, II e III, onde tirou o primeiro lugar na CFO, CAO entre os PMs da Polícia Militar do Ceará. Também foi homenageado com a Medalha Mérito Disciplinas II e a Barreta de Ensino e Instrução. Ele tem dois livros publicados: "Controle Externo da Atividade Policial pelo Ministério Público", pela Editora RBS e o livro "Estatuto do Desarmamento: Anotações e Comentários", também pela RBS.

É orientador e avaliador de diversas Bancas de Trabalhos Técnico-Científicos no âmbito da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE); Ministrou aulas, em 2010, para os delegados de Polícia Civil do Ceará, alunos do curso de habilitação à delegados de Classe Especial, enfocando, principalmente, as implicações dos crimes ambientais no trabalho da Polícia Judiciária; É Professor de Direito Constitucional, Direito Ambiental, Direitos Humanos, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal e Doutrina de Polícia Comunitária (pela Academia Estadual de Segurança Pública – AESP e CESPE/UNB) e professor de Doutrina de Polícia Comunitária do Curso de Formação Profissional para Inspetores da Polícia Civil do Ceará (pela Academia Estadual de Segurança Pública ? AESP).

Conteudista, a pedido da Universidade de Brasília (CESPE/UNB) e Universidade Estadual do Ceará (UECE), nos anos de 2009 e 2010, respectivamente, participou da produção dos Planos de Disciplina, Planejamentos de Aulas e Apostilas de Fundamentos de Direito Penal, Fundamentos de Direito Processual Penal do Curso Formação Profissional da Carreira de Praças da PMCE. Professor e Coordenador das disciplinas.

A pedido da Universidade de Brasília (CESPE/UNB), no ano de 2012, participou da produção do Plano de Disciplina, Planejamento de Aulas e Apostila de Doutrina de Polícia Comunitária do Curso Formação Profissional da Carreira de Praças da PMCE, onde é professor e coordenador da disciplina.

Já a dra. Mariana Abreu tem graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza e é mestre em Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. Atuou no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania do Ministério da Justiça em pareceria com a Unesco. Desenvolvia a interação e articulação dos membros do GGIs com as organizações governamentais e Não Governamentais.

Ainda em 2011 assumiu a Coordenadoria da Assessoria de Acompanhamento de Projetos especiais da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, atuando no acompanhamento dos projetos sociais e preventivos desenvolvidos pela SSPDS e vinculadas além do trabalho de articuladora do Programa de Proteção à Cidadania (PRÓ-CIDADANIA) e a Coordenação Estadual/articulação do Programa Território da Paz no Ceará.

Mariana Abreu participou de Seminários como Construindo Territórios da Paz; 3ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres do Ceará. Facilitadora do GT mulheres jovens e idosas ? políticas e diferenças geracionais; 2ª Conferência Estadual de Juventude do Ceará; Seminário Ações Integradas para Território da Paz; Seminário de Disseminação de boas práticas/ações integradas no enfrentamento ao crack e outras drogas; Planejamento DEPRO/SENAD/MJ e I Encontro dos Comitês de Articulação dos Territórios da Paz; Seminário Juventude, Prevenção da Violência e Territórios da Paz; Curso de Formação para Multiplicadores na Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos; Seminário Internacional ? Educação em Prisões: Convergências e Perspectivas; III Fórum Nacional ? Fomento à Segurança Pública Profissional e Inovadora e III Fórum de Gabinete de Gestão Integrada – Grupo de Trabalho: GT IX ? Uniformização dos observatórios de segurança pública nos gabinetes de gestão integrada; 12º Congresso das Nações Unidas de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal; IV Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública; Seminário Cartografia da Criminalidade e da Violência em Fortaleza; 1º Seminário de Prevenção a Violência: Avanços e Desafios do Pronasci; Seminário ?Racismo Institucional? promovido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social; Instituto Sou da Paz ?Seminário Juventude e Prevenção da Violência: Novas Perspectivas?; 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública; 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública; Conferência Livre das Mulheres da Paz do Grande Bom Jardim/CONSEG; Ministrou aula no Curso mediação de Conflitos; Curso Presencial de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes; I Seminário de Capacitação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania; Participação no GT de Mulheres entre 2004 e 2006.

Fonte: SSPDS