Ceará assina adesão a programa federal de enfrentamento ao crack

1 de agosto de 2012 - 15:43

O vice-governador do Estado, Domingos Filho, e o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Bezerra, participaram na tarde de terça-feira (31.07), em Brasília, da solenidade de adesão do Ceará ao programa do governo federal "Crack, é Possível Vencer". Com o pacto, ações começam a ser desenvolvidas e outras serão fortalecidas para aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, para enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e para ampliar atividades de prevenção. Em 2012 serão investidos R$ 5,8 milhões somente em Fortaleza. Até 2014 o Programa, que também inclui áreas da saúde e educação, deve investir R$ 111,8 milhões. A meta do programa é se expandir para a Região Metropolitana e para o interior do Estado num segundo momento.

Dentre as ações/investimentos viabilizados a partir da assinatura da adesão do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza ao programa estão: a capacitação de 160 profissionais de segurança pública (policiais), a aquisição de três bases móveis de enfrentamento à droga (microônibus dotados de câmeras para monitoramento e identificação dos usuários de crack nas comunidades), seis viaturas e seis motos para apoio às unidades móveis, 600 equipamentos de baixo potencial ofensivo (pistolas elétricas/sprays de pimenta), 60 câmeras de videomonitoramento que serão instaladas em bairros da área da Secretaria Executiva Regional II.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Odorico Monteiro, a secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki estiveram presentes à solenidade. O vice-governador Domingos Filho assinou o convênio pelo Estado do Ceará. A prefeita Luizianne Lins, pela Prefeitura da Capital.

O Ceará é o 12º estado a assinar a adesão ao programa federal. Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Acre, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Piauí e Paraná já integram o programa.

Mais informações sobre o programa aqui:  http://www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack/home

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fone: (85) 3101 6517/6518