Polícia Militar reforça o policiamento durante o mês de férias

9 de julho de 2012 - 11:15

A Polícia Militar do Ceará (PM/CE), por meio do Batalhão de Turismo (BPTur), reforça o policiamento no corredor turístico da Avenida Beira Mar, em Fortaleza. O início da "Operação Praia Segura" aconteceu neste domingo (8), e dispõe de cerca de 80 policiais que farão a segurança desde o Mucuripe até a Praia de Iracema, passando por toda a orla da Avenida Beira Mar.

De acordo com o Tenente-Coronel Cláudio Mendonça, comandante do Batalhão, o policiamento acontece em três "frentes": no asfalto, no calçadão e na areia. "Logo na chegada, a polícia identifica e faz a primeira abordagem, nas vias de acesso à orla. Ainda há destacamento a pé no calçadão da avenida, que também fará as abordagens. O trabalho ganha apoio dos Guardiões da Areia, onde policiais trajando bermuda e tênis podem atuar na faixa de areia entre o calçadão e o mar, dando mais segurança aos banhistas.

Ainda segundo o comandante do Batalhão, mesmo depois do período das férias, a operação vai continuar. "Apesar de cair o fluxo na praia em até 40% vamos manter a operação principalmente aos domingos. Nossa intenção é dar segurança e tranquilidade para quem vier à Beira Mar", afirma.

A Operação também se estende à área do Centro Cultural Dragão Mar, principalmente à noite. "O movimento é intensificado neste local mais à noite em relação ao dia. Então estaremos presentes também no Centro Dragão do Mar, que foi incluido na nossa operação", diz o tenete-coronel Mendonça.

DICAS DE SEGURANÇA

Evite abrir a sua bolsa ou carteira na presença de estranhos. Separe pequenas quantias em dinheiro para pequenos pagamentos.

Não ande nas ruas ostentando jóias, pulseiras, colares, relógios caros, etc.

Sempre que for possível, não se exponha gratuitamente à ação dos delinquentes, passeando desacompanhado por locais ermos e ou em horas   avançadas.

Quando estiver só, escolha seu trajeto, evitando passar por locais desertos e ou   pouco iluminados.

Ao pressentir a aproximação de estranhos em atitude suspeita entre no primeiro   local habitado que encontrar e peça ajuda.

Não carregue consigo grandes importâncias em dinheiro ou outros valores. Se o  fizer por necessidade imperiosa, procure guardar o numerário de modo seguro e   discreto, evitando grandes aglomerações assim como lugares sem movimento.

As mulheres devem carregar suas bolsas firmemente seguras entre o braço e o  corpo, mantendo a mão sobre seu fecho.

Ao parar em pontos de ônibus procure os que se situam em locais de grande  movimento.