Pefoce: Ministro da Justiça diz que Ceará é exemplo para o País

12 de junho de 2012 - 10:48

"O que é inaugurado hoje faz do Ceará um exemplo para o país". Assim se referiu o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, durante o discurso nesta segunda feira (11), à nova infra-estrutura da Coordenadoria da Perícia Forense do Ceará, equipamento ligado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado.

O prédio (onde funcionou o antigo IML, na Avenida Presidente Castelo Branco, 901) passou por uma reforma e reestruturação para abrigar uma das perícias forenses mais avançadas da América Latina. "O nosso plano de combate, de enfrentamento à violência passa, justamente, pelo reforçar das perícias nos estados. E nós vamos iniciar agora aquilo que o Ceará já está concluindo. E quero deixar bem claro, que o Governo Federal pode até ter sido parceiro, mas a visão estratégica é do Governo do Estado Ceará", afirmou o ministro.

O novo prédio passou de 3.500m² para 10.500m². Destaque também para a humanização no atendimento a quem precisa dos serviços da perícia.  Foram criados um Núcleo de Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente e o Núcleo de Acolhimento à Família.

Entre obras físicas e equipamentos foram investidos cerca de R$ 28 milhões, com recursos federais e estaduais. Com o novo equipamento, vários exames que antes só eram realizados fora do Ceará, passarão a ser feitos no Estado, o que diminuirá a espera por resultados.

Segundo Cid Gomes, "violência e criminalidade decorrem de fatores sociais, mas também da impunidade causada por falta de equipamento investigativo adequado. A nossa ideia é lutar por um aparato que incorpore cada vez mais inteligência e recursos tecnológicos para a investigação de crimes", afirmou o governador.

"Hoje, se estabelece mais um marco na Segurança Pública do Ceará. É um divisor de águas na Polícia Científica, que passa a ser equiparada às melhores do mundo", declarou o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Francisco Bezerra.

EQUIPAMENTO – A Pefoce conta, dentre outros equipamentos, com 17 mesas de necropsia, equipamento Intensificador de Imagens (aparelho que funciona como um scanner de corpos), Raio X Digital, Câmara Fria para 52 corpos; Câmara Fria para 06 corpos em putrefação; Câmara Fria para Central de Custódia (local onde ficará o material biológico – sangue, tecidos e vísceras – à disposição dos inquéritos);  Racks Mortuários para 58 corpos; Estação de Purificação para o sistema de exaustão; equipamento de cromatografia gasosa (capaz de identificar a quantidade e o tipo de droga contido num corpo).