Secretário de Segurança participa de encontro do Consene

23 de março de 2012 - 11:28

O Secreário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Francisco Bezerra, e os comandantes da Polícia Militar, Cel. Werisleik Pontes Matias e do Corpo de Bombeiros Cel. Joaquim dos Santos Neto, além do superintendente da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, participam da 24ª Reunião do Conselho de Segurança do Nordeste (CONSENE), realizado no salão de eventos do Rio Poty Hotel, em São Luís/MA.

O encontro, que teve abertura na noite desta quinta-feira (22.03) tem o objetivo de discutir a situação da Segurança Pública na Região Nordeste, bem como reforçar a comunicação entre os órgãos vinculados (polícias Militar e Civil) dos nove estados da região. Participam do encontro também o diretor da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Luis Fernando; a secretária da Segurança Cidadã, Eurídice Vidigal; representantes das Polícias Federal e Rodoviária Federal de cada estado nordestino.

AÇÕES INTEGRADAS – Em julho de 2011, o secretário da Segurança Pública do Estado, Cel. Francisco Bezerra deu início a uma série de visitas aos secretários de segurança dos estados que têm divisas com o Ceará, a fim de estreitar os laços de comunicação e fazer parecria entre os órgãos de segurança dos estados.

Das reuniões foram traçadas estratégias para operações conjuntas nas divisas dos estados. Também foram definidos protocolos de compartilhamento ágil de informações e ações de inteligência policial. Os secretários de segurança, que estiveram sempre acompanhados dos comandantes das polícias Civil e Militar, também definiram um canal direto para comunicação de ocorrências nas áreas limítrofes.

“A meta era estabelecer um canal de mão dupla, através do qual poderemos informar ou ser informados de ocorrências nas áreas próximas às divisas para que o estado vizinho adote providências como fechar as divisas”, detalha Bezerra. “E isso tem funcionado, ganhado corpo, e já serve de modelo para outras regiões do País”, explica o secretário Bezerra.