Secretaria da Segurança discute agenda de paz nas escolas

22 de março de 2012 - 11:46

Levar a cultura de paz para dentro das escolas. Esse é o objetivo do projeto Agenda 22, da Secretaria da Educação (Seduc) que conta com a parceria da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria de Defesa Social (CODS). Para aprofundar o tema, o Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom) recebeu, no auditório da sede, nesta quinta-feira (22), representantes de escolas para conhecer mais sobre o trabalho da SSPDS, além de ter um contato maior com o policiamento comunitário Ronda do Quarteirão.

"Quanto mais desenvolvermos essa relação entre a polícia e o cidadão, mais conquistaremos a confiança deles e mais chances teremos de reduzir a violência social", afirmou o comandante do batalhão de policiamento comunitário, Cel. John Roosevelt de Alencar.

O encontro contou com a participação de representantes de 13 escolas da capital e representantes dos Conselhos Comunitários de Defesa Social, ligados à Cods.

"Entendemos que a paz não se faz só com os alunos, mas sim com toda a participação da comunidade. A realidade fora da escola é que acaba afetando, muitas vezes, o comportamento dos alunos dentro das instituições, então há essa necessidade de um trabalho em conjunto, escola e comunidade", afirma cel. William Alves, coordenador da Cods.

Os representantes das escolas também foram apresentados aos comandantes do Ronda de cada área. O Ronda do Quarteirão também fará visitas às escolas. "O objetivo é conversar com os alunos, conhecê-los, conquistar a confiança", afirmou Cel. Alencar, comandante do BPCom (Ronda).

De acordo com Flávio Mesquita, coordenador do programa Geração de Paz, essa parceria com a Secretaria de Segurança é importante para a realização do projeto. "O nosso objetivo é desenvolver a articulação entre as escolas e as comunidades ao qual estão inseridas. Então essa ligação com os Conselhos Comunitários é muito importante para chegarmos onde queremos", afirma.