Academia Estadual de Segurança capacita oficiais de oito unidades da Federação

16 de março de 2012 - 09:46

Oficiais PMs e BMs do Ceará e de outras sete unidades da Federação (Amazonas, Acre,  Rio Grande do Norte,  Roraima, Tocantins, Sergipe e Distrito Federal) estão em Fortaleza nos próximos seis meses integrando turmas dos cursos ?Superior de Polícia? e de ?Aperfeiçoamento de Oficiais?. Os cursos acontecem na Academia Estadual de Segurança Pública e têm carga-horária de 1.050 horas-aula, o que corresponde a seis meses de instruções.
 
O Curso Superior de Polícia capacitará 25 oficiais superiores da Polícia Militar do Ceará, além de dois do Rio Grande do Norte, três do Distrito Federal, dois do Acre e um de Tocantins para o exercício de funções de nível estratégico.  Em 1.050 horas-aula, o Curso aborda conhecimentos em Doutrina da Ação Política, Administração Pública, Sociologia Aplicada à Segurança Pública, Metodologia do Trabalho Científico, Finanças Públicas, Cultura Jurídica, Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas, Defesa Social e Segurança Pública, Trabalho de Comando em Segurança Pública, Prática de Tiro Policial Defensivo e Prática de Educação Física.

O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais capacita 25 Oficiais Intermediários da Polícia Militar do Estado do Ceará, além de um de Roraima, dois do Acre,três de Amazonas, dois do Distrito Federal, três do Rio Grande do Norte e um Bombeiro Militar de Sergipe para o exercício das funções a nível de Comando, Chefia e Estado-Maior das Instituições Militares Estaduais. Também com carga horária de 1.050 horas, o Curso fornecerá conhecimentos na área de Administração Pública, Segurança Pública, Direito Administrativo, Psicologia Aplicada à Segurança Pública, Metodologia do Trabalho Científico, Administração Financeira e Orçamentária, Estatística Aplicada a Segurança Pública, Comunicação Social, Trabalho de Comando em Segurança Pública, Defesa Civil, Sistema de Comando e Operações, Criminologia e Criminalística, Emergência com Produtos Perigosos, Prática de Tiro Policial Defensivo e Prática de Educação Física.

Para serem certificados nos cursos, os alunos precisam apresentar monografia. Também compõem a estrutura curricular seminários, palestras e viagem de estudos.