Ceará sedia reunião do Consene e amplia discussão sobre operações conjuntas contra o crime

16 de dezembro de 2011 - 13:59

O fortalecimento das ações integradas de Segurança Pública nas regiões de divisas entre os estados. Esse foi o principal tema das discussões da 32ª Reunião do Conselho de Segurança Pública do Nordeste (Consene), ocorrida nos dias 8 e 9 deste mês, em Fortaleza. Secretários de Segurança, comandantes das polícias Militar e Civil e os chefes das polícias Federal e Rodoviária Federal dos nove estados nordestinos debateram a integração esforços e o compartilhamento de informações e no combate ao crime organizado.

Com muitos problemas comuns, as autoridades vislumbram no compartilhamento ágil de informações de inteligência policial uma poderosa ferramenta no enfretamento a quadrilhas organizadas que atuam nas regiões de divisas. A providência de unir esforços contra a ação delituosa desses grupos, iniciada a partir da iniciativa do secretário de Segurança pública do Ceará, Francisco Bezerra, ampliou-se para todo o Nordeste começa a ganhar força em outras regiões do País.

HISTÓRICO – Em julho passado, o titular da SSPDS-CE, Francisco Bezerra, visitou os membros das cúpulas de segurança pública dos estados que têm divisas com o Ceará. Nas reuniões foram traçadas estratégias para operações conjuntas nas divisas dos estados. Também foram definidos protocolos de compartilhamento ágil de informações e ações de inteligência policial. Os secretários de segurança, que estiveram sempre acompanhados dos comandantes das polícias Civil e Militar, também definiram um canal direto para comunicação de ocorrências nas áreas limítrofes.
 
“A meta era estabelecer um canal de mão dupla, através do qual poderemos informar ou ser informados de ocorrências nas áreas próximas às divisas para que o estado vizinho adote providências como fechar as divisas”, detalha Bezerra. “E isso tem funcionado, ganhado corpo, e já serve de modelo para outras regiões do País”, explica o secretário Bezerra.
 
Desde então, ficou estabelecido que os agentes dos sistemas de segurança que atuam nas divisas se reuniriam pra detalhar as ações. A primeira reunião nesse sentido foi realizada cidade de Sousa, sertão da Paraíba. Em seguida, Mossoró (RN) recebeu o mesmo grupo de trabalho. Outras duas reuniões – em Petrolina e Cabrobó (PE) – aconteceram em setembro. Em outubro, Juazeiro do Norte (CE) e Pedro II (PI) sediaram os encontros. Neste mês de dezembro, foi a vez de Paulo Afonso (BA) receber o encontro.

.

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fone: (85) 3101 6517/6518
E-mail:
ascom@sspds.ce.gov.br
Twitter: @sspdsce