Governador Cid Gomes autoriza compra de mais 100 câmeras para o sistema de videomonitoramento da SSPDS

7 de dezembro de 2011 - 17:06

.

O Governador do Estado, Cid Ferreira Gomes, autorizou a abertura de processo licitatório para a aquisição de mais 100 câmaras para o Circuito Fechado de TV (CFTV). O equipamento foi inaugurado nesta quarta-feira, na sede do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom), e conta com 86 câmeras fixas e cinco móveis. ?Esses equipamento vai nos permitir multiplicar infinitas vezes a presença dos órgãos integrantes do Sistema de Segurança Pública do Estado na prestação de um bom serviço à população?, disse o governador. ?Cada um de nós administradores ou servidores temos de ter como foco, como razão do nosso trabalho, servir bem à população. É isso que estamos fazendo aqui?, detalhou Cid durante a solenidade de inauguração.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Bezerra, destacou o caráter inovador do novo equipamento. ?Além de garantir a maior presença do Sistema de Segurança nos mais variados pontos da capital, o CFTV é o primeiro do País a permitir a comunicação de mão dupla entre os operadores do sistema e a população?, disse. Bezerra destacou os investimentos que o governo tem feito na área de segurança e assegurou que o Sistema de Segurança está consciente desses avanços. ?As polícias estão com o senhor, governador. Tenha certeza disso.?

O SISTEMA – Identificar ocorrências e acompanhar em tempo real o que acontece em vários pontos da cidade, facilitando ainda mais o acesso da população ao Sistema de Segurança Pública. Esse é o principal objetivo do Circuito Fechado de TV (CFTV) inaugurando nesta terça-feira (06.12). São 86 câmeras distribuídas em pontos estratégicos da Capital que dão apoio à segurança dos fortalezenses. Operacionalizada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), a sala de monitoramento funciona 24 horas nos sete dias da semana na sede do Batalhão de Policiamento Comunitário (Bpcom).

As câmeras instaladas são dotadas de sistema de áudio. Quando necessário, uma pessoa poderá acionar uma tecla instalada no poste da câmara de vigilância e um alarme será disparado na sala de monitoramento. Identificadas possíveis ocorrências, equipes de patrulhamento ou de socorro são encaminhadas ao local. Da mesma forma haverá comunicação entre a sala de comando e o local da ocorrência. Através de alarmes sonoros a população será alertada e poderá se prevenir.

MONITORAMENTO MÓVEL – Além das 86 câmeras fixas, o sistema também conta com equipamentos móveis de vigilância. São cinco câmeras ligadas a uma viatura com estrutura semelhante à da sala de videomonitoramento. Este sistema será usado em eventos com grande concentração de público. Tanto para os pontos fixos como para o monitoramento móvel, as câmeras estarão instaladas no topo de postes, facilitando a visão à longa distância.

A sala de vídeomonitoramento é composta de 10 bancadas onde as câmeras estão distribuídas por setores, já funcionando em sintonia com a CIOPS. As imagens são exibidas em um ?vídeo wall?, com seis telas integradas de 46 polegadas, que permitem melhor visualização das imagens.

Todas as imagens dos 86 pontos fixos e cinco móveis serão gravadas e arquivadas, podendo ser usadas na identificação posterior de indivíduos ou como provas de ações criminosas cometidas nos locais.

INVESTIMENTO – O sistema de monitoramento e vigilância teve um investimento de quase R$ 6,5 milhões. Para a aquisição de equipamentos e instalação das câmeras foram necessários R$ 5.964.708,61. Para a estruturação da sala de vídeo monitoramento o governo investiu R$ 137.321,40.  Já o equipamento móvel, incluindo o veículo que serve de base para o monitoramento e as câmeras, foram investidos R$ 389.670.

.

Assessoria de Comunicação da SSPDS