Proerd do Ceará é tema de programa de formação do Ministério da Justiça

1 de novembro de 2011 - 10:30

As ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nos municípios de Fortaleza, Eusébio, Caucaia e Maranguape foram indicadas como casos de sucesso a serem repassados em curso à distância de formação de novos conselheiros no Brasil. O curso é promovido pelo Ministério da Justiça, a Secretaria Nacional de Políticas Sobre as Drogas (Senad) e A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Para o curso, uma equipe de filmagem da UFSC visita os municípios nesta segunda-feira (31/10) e terça-feira (1º/11) e registra além das ações, depoimentos do público-alvo das atividades do Proerd. “A indicação do programa no Ceará foi feita pela própria Senad, que viu aqui bons resultados que podem ser divulgado na formação de novos conselheiros país a fora”, afirma o coordenador de produção Audiovisual da divisão de educação a distância da UFSC, Delmar Gularte.

De acordo com Tenente Coronel Gomes Filho, Coordenador Institucional do Proerd no Ceará, são 64 municípios atendidos pelo projeto. Só no segundo semestre deste ano devem ser formados mais de 41 mil alunos. “Desde que o Batalhão de Policiamento Comunitário assumiu a coordenação do Proerd neste ano, por determinação do secretário de Segurança, Francisco Bezerra, temos procurado chegar em mais alunos no interior e na capital, para levar até eles o conhecimento não só do que são as drogas e os males causados por elas, mas também abordamos assuntos como o bullying dentro das unidades de ensino”, afirma o Ten. Cel. Gomes Filho.

Para o presidente em exercício do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre as Drogas do Ceará (Cepod), Herman Normando, a indicação do Proerd no Estado é um reconhecimento do trabalho que também tem parceria do Cepod. “São ações que atingem não só o aluno nas escolas, mas também há formação de multiplicadores, como os pais e a própria escola”, diz Herman.

Proerd – Criado em Los Angeles em 1983 com o nome de Drug Abuse Resistance Education (Dare), o programa foi desenvolvido para ser implantado em escolas. O Ceará foi o quinto estado no Brasil a implantar o programa que já existe há 11 anos. Em abril deste ano o Batalhão de Patrulhamento Comunitário assumiu a gerência do projeto.

O programa é realizado nas escolas do estado onde alunos da 5ª e 7ª série passam por 11 semanas de curso onde aprendem sobre as drogas e os males causados por ela. Além do trabalho com os alunos, os pais também são instruídos sobre os problemas das drogas e transformados em agentes multiplicadores do trabalho na sociedade.

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fone: (85) 3101 6517/6518
E-mail:
ascom@sspds.ce.gov.br
Twitter: @sspdsce