Ceará e Pernambuco alinham ações de segurança na região de divisa

8 de setembro de 2011 - 11:49

Autoridades de Segurança Pública de Ceará e Pernambuco estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (08.09) na cidade de Patrolina, localizada a 850 quilômetros da capital Recife (PE). A reunião de trabalho discute ações integradas de segurança nas cidades limítrofes entre os dois estados. A iniciativa de unir esforços contra o crime organizado partiu do secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Francisco Bezerra.

A reunião acontece no Colégio da Polícia Militar, que funciona ao lado do 5° Batalhão da PM-PE. Estão presentes o comandante geral da PM-CE, Coronel Werisleik Pontes Matias, o Comante do CPI, Cel. Sérgio Costa, o delegado geral adjunto de Polícia Civil, dr. José Nival Freire e todos os delegados de Polícia Civil dos municípios situados na região de divisa com Pernambuco. Também comandantes e subcomandantes das PMs de Ceará e Pernambuco, entre outras autoridades policiais dos estados dos dois estados. O secretário-executivo de Segurança de Pernambuco, Alessandro Carvalho presidiu nos trabalhos. Também estiveram presentes autoridades da PM da Bahia.
 
INICIATIVA – Em julho passado, o titular da SSPDS-CE, Francisco Bezerra, visitou os membros das cúpulas de segurança pública dos estados que têm divisas com o Ceará. Nas reuniões foram traçadas estratégias para operações conjuntas nas divisas dos estados. Também foram definidos protocolos de compartilhamento ágil de informações e ações de inteligência policial. Os secretários de segurança, que estiveram sempre acompanhados dos comandantes das polícias Civil e Militar, também definiram um canal direto para comunicação de ocorrências nas áreas limítrofes.
 
?A meta é estabelecer um canal de mão dupla, através do qual poderemos informar ou ser informados de ocorrências nas áreas próximas às divisas para que o estado vizinho adote providências como fechar as divisas?, detalha Bezerra. As reuniões com os titulares de segurança dos estados fronteiriços são parte da estratégia da SSPDS-CE de fortalecer as ações de segurança no interior do Estado.
 
Desde então, ficou estabelecido que os agentes dos sistemas de segurança que atuam nas divisas se reuniriam pra detalhar as ações. A primeira reunião nesse sentido foi realizada no dia 9 deste mês, na cidade de Sousa, sertão da Paraíba. Em seguida, Mossoró (RN) recebeu o mesmo grupo de trabalho. Na próxima terça-feira (13.09) haverá nova reunião entre agentes de segurança de Ceará e Pernambuco em Cabrobó. Na ocasião serão detalhadas questões operacionais de atuação das polícias nas divisas.

.

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fone: (85) 3101 6517/6518
E-mail: ascom@sspds.ce.gov.br
Twitter: @sspdsce