Ações integradas nas regiões divisas do Ceará começam a render frutos

31 de agosto de 2011 - 11:35

A atuação articulada das forças de Segurança nas áreas de divisas dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí e Pernambuco começa a dar os primeiros resultados importantes. Em menos de uma semana, dois grupos criminosos que atuavam na região de divisas do Ceará com o Piauí foram presos. As ações ocorreram apenas um mês após o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Bezerra, iniciar o trabalho de busca de integração das forças de seguranças dos cinco estados.

Na noite desta terça-feira (30.08) foi preso na localidade de Monteiro – entre Quiterianópoles e Novo Oriente – Antônio Ribeiro Sales, popularmente conhecido como “Neguim da Chaguinha”. Ele acusado da participação em assaltos a agências bancárias no Ceará e no Piauí e ações contra agências dos Correios. “Temos claro de que isso é apenas o começo de um trabalho. O compartilhamento das ações e, principalmente, das informações de inteligência policial, são armas fundamentais no combate a esses grupos criminosos”, explica Bezerra.

Com “Neguim da Chaguinha” foram presas outras quatro pessoas, todas acusados de participação em assaltos na região de divisa entre Ceará e Piauí. “Neguim” também é apontado como envolvido na morte de um Policial Militar em Quiterianóles, no ano passado, e em assaltos na região do município de Assunção, no Piauí.

OUTRO BANDO – As investigações para encontrar quadrilhas responsáveis por assaltos a bancos e correios no interior do Ceará e de estados vizinhos resultaram também na desarticulação de um grupo que agia na região do Crateús e Novo Oriente, em operação na madrugada da última segunda-feira (29), quando cinco pessoas foram presas armadas. Os homens presos no início da semana foram encontrados com pistola pertencente ao policial Edson Bonfim de Sousa, assassinado pelo bando no ano passado.

Outro fruto do compartilhamento de ações e de informações entre as forças de segurança dos estados que fazem divisa com o Ceará foi a prisão de Emerson Gabriel de Lima. Ele é acusado de explodir caixas eletrônicos e de chefiar uma quadrilha interestadual especializada em roubos contra shoppings em Patos (PB). “Galego”, como é popularmente conhecido, foi preso quando tentava chegar a Fortaleza na noite da última segunda-feira (29). A prisão ocorreu por conta de um mandado de prisão expedido pela Justiça Paraíbana.

Outro resultado do compartilhamento de informações de inteligência policial foram as prisões, em São Paulo, de dois dos homens que figuravam na lista dos homens mais procurados do Ceará: Márcio Perdigão e Aantônio Reginaldo Araújo. Ambos eram fugitivos de presídios cearenses e considerados perigosos.

.

Assessoria de Comunicação da SSPDS