Mil e duzentas novas crianças concluíram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd).

18 de agosto de 2011 - 14:31

Tenente Coronel Gomes Filho recebe título de cidadão de Iguatu
 

Mil e duzentas novas crianças concluíram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). Desta vez em solenidade acontecida no município de Iguatu (região Centro-Sul do Estado). O evento marcou ainda a entrega do título de Cidadão Iguatuense ao Coordenador Operacional do Batalhão de Policiamento Comunitário – BPCOM, Tenente Coronel Gomes Filho. Também prestigiaram a solenidade o Tenente Coronel Jarbas – Comandante do 10º BPM, o Capitão Adailton – Orientador de Célula da Região Sul do Ronda do Quarteirão e o Tenente Bertoleza – Supervisor do Núcleo de Policiamento Comunitário de Iguatu.
 

O PROERD – O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência foi criado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983 com o nome de ?Drug Abuse Resistance Education? (Dare). O principal objetivo do programa é prevenir o uso indevido de drogas entre crianças em idade escolar.

 No Brasil, o programa iniciou-se pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) em 1992, que tinha interesse em desenvolver um projeto de prevenção relacionado aos diversos aspectos das drogas. Surgiu então a denominação de Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

Em seguida, no ano de 1993 o programa foi recepcionado pela Polícia Militar de São Paulo (PMSP) e passou a se chamar “Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência”, porém mantendo a sigla Proerd. Desde então, o Proerd se multiplicou e hoje está em todas as Polícias Militares do País. No Ceará, o programa foi implantado em março de 2001, por iniciativa do Presidente da Associação dos Amigos da Polícia Militar do Ceará (Soapol), o Coronel Professor PM da Reserva Remunerada Francisco Austregésilo Rodrigues Lima.

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fone: (85) 3101 6517/6518
E-mail:
ascom@sspds.ce.gov.br
Twitter: @sspdsce