Polícia Rodoviária Estadual comemora 28° aniversário

4 de agosto de 2011 - 12:47

As comemorações ocorreram no início da noite de ontem na sede da PRE.

Criada para manter a ordem e garantir a segurança pública nas rodovias do Estado do Ceará, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) completou, ontem, 28 anos de existência. O aniversário foi comemorado no início da noite na sede da PRE, em Fortaleza. Na oportunidade, foram apresentados os novos uniformes da PRE, os recém adquiridos cães farejadores que irão compor o novo Grupamento de Operações com Cães (GOC) e inaugurada a Galeria de Comandantes.

Ainda durante o evento, diversas personalidades civis e militares, que contribuíram de forma relevante para o engrandecimento da instituição, foram agraciadas com o título de “Amigo da Polícia Rodoviária Estadual”.

Segundo o Capitão Eduardo Montenegro, comandante do GOC, foram adquiridos dois os cães da raça Pastor Belga Malinoice e um da raça Labrador, que serão utilizados  para  auxiliar à Polícia  no trabalho de busca e apreensão de drogas em blitze por todo o Estado. “Atualmente, os cães estão treinados para encontrar diversos tipos de entorpecentes, porém o nosso objetivo é treiná-los para que também possam farejar munições.” explicou o capitão.

De acordo com o oficial, 10 policiais militares da PRE foram capacitados para trabalharem diretamente com os animais. “Para trabalhar utilizando os cães, os policias militares fizeram o curso de Guia de Cães Farejadores na Polícia Rodoviária Federal e o Curso de Cinotecnia realizado pelo Canil da PMCE”, informou.

O Ten-Cel Túlio Studart, Comandante da PRE, destacou o apoio dado pelo Governo do Estado à Polícia Rodoviária Estadual, principalmente na construção da atual sede, totalmente aparelhada para que o policial exerça sua atividade com segurança e conforto. Também destacou o apoio do Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Bezerra, do Comandante-Geral da PMCE, Cel. Werisleik Pontes Matias, e do Superintendente do Detran, João Aguiar Pupo.

De acordo com o Ten-Cel Studart, em virtude do trabalho desempenhado pela PRE na rodovias do Estado, houve no primeiro semestre deste ano, comparando com os dados do ano passado, uma redução de 11, 39% de vítimas fatais envolvendo motociclistas e de 4,11% de acidentes de trânsito. Ainda no primeiro semestre, houve um aumento de 433,33% no número de apreensão de drogas, de 122% na apreensão de armas de fogo e 14,06% de flagrantes.

.

Assessoria de Comunicação da SSPDS