CE e PI detalham ações conjuntas de combate ao crime

28 de julho de 2011 - 08:55

Em prosseguimento à série de visitas que tem feito aos responsáveis pela segurança pública dos estados vizinhos ao Ceará, o titular da secretária de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Francisco Bezerra, esteve ontem (27.07) em Teresina/PI. O objetivo dos encontros é empreender ações conjuntas de combate à criminalidade nas divisas desses estados. Bezerra já visitou, nos dias 12 e 13 deste mês, os membros das cúpulas de segurança pública de PE, PB e RN.

Nos encontros foram traçadas estratégias para operações conjuntas nas divisas dos estados. Também foram definidos protocolos de compartilhamento ágil de informações e ações de inteligência policial. Os secretários de segurança, que estiveram sempre acompanhados dos comandantes das polícias Civil e Militar, também definiram um canal direto para comunicação de ocorrências nas áreas limítrofes.

Em Teresina, o secretário Bezerra e sua comitiva (formada pelo comandante-geral da PM-CE, Cel. Werisleik Matias, pelo delegado-geral de Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas e pelo coordenador de Inteligência da SSPDS, MJ Henrique Beserra) foram recebidos pelo secretário de segurança do Piauí, Francisco Magalhães, e pelo delegado-geral de Polícia Civil do PI, James Guerra.

“Estabelecemos um canal de mão dupla, através do qual poderemos informar ou ser informados de ocorrências nas áreas próximas às divisas para que o estado vizinho adote providências como fechar as rotas de fuga”, detalha Bezerra. As reuniões com os titulares de segurança dos estados fronteiriços são parte da estratégia da SSPDS-CE de fortalecer as ações de segurança no interior do estado.

“A intenção da Secretaria de Segurança Pública do Ceará é fazer com que os estados que têm divisa como Ceará – como Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Piauí – possam trabalhar em conjunto, principalmente na área de compartilhamento de informação, para combater o grupo de criminosos”, disse Francisco Bezerra.

.

.

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Jornalista Henrique Silvestre
Fone: (85) 3101 6517/6518 e 8766-0028
E-mail:
ascom@sspds.ce.gov.brhenriques.sivestre@gmail.com
Twitter: @sspdsce