Curso capacita 60 PMs que atuarão no Proerd

25 de julho de 2011 - 13:07

 

Com palestra do comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Werisleik Pontes Matias, foi aberto, na manhã desta segunda-feira (25.07) Curso de Formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Nesta turma, serão capacitados 60 policiais do Ronda do Quarteirão para atuarem como agentes de prevenção contra o uso infantil de entorpecentes. Os policiais servirão a 42 municípios assistidos pelo Programa Ronda do Quarteirão. A meta é que 20.000 estudantes sejam contemplados ainda neste segundo semestre de 2011.
 
O curso marca também o início de uma nova fase do Proerd no Ceará: o programa passa a ser desenvolvido no âmbito do Batalhão de Polícia Comunitária (BPCom), responsável pelo Programa Ronda do Quarteirão. “O Ronda dará mais celeridade ao Proerd”, afirma o comandante da PM-CE, Cel. Werisleik Pontes Matias. O comandante do BPCom, Tem Cel. Gomes Filho também acredita que a migração para o Ronda dará nova dinâmica ao programa: “Hoje o Proerd entra numa nova fase”, celebra.
 
A partir do Curso de Formação de Educadores Sociais do Proerd, os policiais treinados pelo Programa qualificarão, em escolas públicas e privadas, jovens multiplicadores, de 9 a 12 anos, que recebem a missão de conscientizar outros estudantes sobre as consequências e os prejuízos causados pelo consumo de drogas. Esses alunos recebem instruções durante 11 semanas, em encontros semanais de uma hora.
 
Além de promover a cidadania, a ação visa contribuir para que os índices de violência decorrentes do uso de drogas sejam reduzidos. Implantado no Ceará desde 2001, o Programa já formou 200 educadores e atendeu 137.000 crianças, em aproximadamente 1.450 escolas de 97 municípios. Até cinco de agosto, duas turmas de 30 policiais serão qualificadas na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), numa carga horária de 40 horas.
 
Para participarem do curso e serem habilitados pelo Proerd, os voluntários tiveram que atender alguns pré-requisitos, entre os quais: ter pelo menos dois anos de atuação policial, não possuir nenhuma punição na ficha profissional ou vícios de qualquer natureza.

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Jornalista Henrique Silvestre
Fone: (85) 3101 6517/6518 e 8766-0028
E-mail:
ascom@sspds.ce.gov.brhenriques.sivestre@gmail.com
Twitter: @sspdsce