Ciopaer chega aos 16 anos

4 de julho de 2011 - 14:12

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) completa, hoje, 16 anos de fundação. Para marcar a data, terá início às 18 horas, nas instalações da coordenaria, solenidade que vai premiar diversas autoridades e personalidades cearenses por ?relevantes serviços prestados?. Os homenageados serão agraciados com as medalhas Euclydes Pinto Martins e Marechal-do-Ar Cassimiro Montenegro, além da Comenda ?Tripulante de Honra?.

O início da atividade da aviação de segurança pública e de Defesa Civil se apresenta como um marco na história do Estado do Ceará no que diz respeito à segurança pública, que deu um grande salto para a modernidade, equiparando o Ceará às melhores e mais bem estruturadas unidades aéreas de segurança pública do mundo.

De acordo com a filosofia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), de buscar sempre a modernização para se posicionar à frente dos infratores de uma maneira geral, procurando sempre se antecipar às ações delituosas, o uso do helicóptero na atividade policial cearense é hoje um dos meios mais eficazes de repressão e, principalmente, de prevenção às infrações criminais.

HISTÓRICO – As primeiras atividades aéreas de segurança pública no Estado do Ceará datam de 1982, ano em que um Boeing 727-200 da empresa VASP, antes que pudesse efetuar o pouso no Aeroporto Pinto Martins, veio a colidir com a Serra da Aratanha, no município de Pacatuba (região metropolitana de Fortaleza), ocasionando a morte de 137 pessoas, na oportunidade foi utilizado o helicóptero da empresa então estatal Coelce, um modelo ?Esquilo HB 350 B?, no transporte dos corpos das vítimas do acidente.

No ano de 1985 ocorreram várias enchentes no interior do nosso Estado, momento em que o município de Russas e seus distritos foram seriamente atingidos, ocorrendo ajuda humanitária com emprego de helicópteros para o resgate de refugiados que ficaram ilhados, bem como na distribuição de cestas básicas e medicações com assistências médicas; das aeronaves empregadas estava novamente o ?Esquilo HB 350 B? da empresa ainda estatal Coelce.

Em 1991 houve a criação do GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais) da PMCE quando, pela primeira vez, uma tropa especializada realizou treinamento helitransportada com desembarques táticos utilizando-se de técnicas de rappel.
Atento às necessidades de recursos materiais para bem cumprir sua missão institucional, o Governo do Estado desenvolveu seus primeiros projetos de aquisição de aeronaves no ano de 1995.

Hoje, a Ciopaer conta com três helicópteros Esquilos e com um quadro de Pilotos, Tripulantes Operacionais e Mecânicos formados dentro do mais alto padrão técnico e profissional, além de uma vasta gama de equipamentos de última geração, a serem empregados nas várias missões desempenhadas.   

Ciente de que ainda há muito a ser feito, o Estado investe na formação de novos profissionais (Pilotos, Mecânicos e Tripulantes), para que a capacidade Operacional da CIOPAER seja aumentada, com vistas a podermos estar presentes nos rincões mais distantes do Ceará.

.

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Jornalista Henrique Silvestre

Fone: (85) 3101 6517/6518 e 8766-0028
E-mail: 
ascom@sspds.ce.gov.brhenriques.sivestre@gmail.com
Twitter: @sspdsce