SSPDS sedia 33ª reunião do Gabinete de Gestão Integrada

20 de maio de 2011 - 16:50

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Bezerra, presidiu na manhã desta sexta-feira (20) a 33ª Reunião do Gabinete de Gestão Integrada do Estado do Ceará (GGI-CE). O secretário Bezerra abriu os trabalhos com uma breve apresentação do atual momento da Segurança Pública no Ceará. Ele ressaltou a importância do volume recorde de investimentos realizados no setor durante a gestão Cid Gomes e demonstrou que os primeiros resultados já podem ser mensurados.

Bezerra destacou ainda a efetiva mudança na forma do emprego das forças policiais no Estado. Segundo ele, esse emprego se dá atualmente calcado na análise científica do comportamento da criminalidade no Ceará. Também ressaltou a mudança na forma de agir de grupos específicos da Polícia Militar como PRE, BPCom, PMTur e CPMA.

Os investimentos em curso – como as novas instalações da Perícia Forense (Pefoce), construção e reformas de delegacias na Capital e no Interior, e a recém-inagurada Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) – também mereceram relevo na fala do Secretário. Bezerra ainda lembrou a autorização expressa do governador Cid Gomes para realização de concursos públicos para contratação de PMs, policiais civis, médicos legistas, peritos criminalistas e auxiliares de perícia.

Por fim, Bezerra apresentou, como primeiros resultados das ações implementadas nos últimos quatros meses (janeiro a abril), números alvissareiros: redução do número de homicídios e apreensões recordes de armas de fogo. Também destacou a diminuição dos crimes de menor poder ofensivo (roubos a pessoa, a residências e à estabelecimentos comerciais) nas áreas de atuação do Ronda  do Quarteirão.

ESTATÍSTICAS – O Coordenador da Célula de Estatística, professor José Raimundo, fez resumo das atividades do setor que dirige. Mostrou como a SSPDS tem conseguido obter mais êxitos em suas ações após o melhor aproveitamento do suporte da estatística. Segundo ele, a cúpula da SSPDS passou a atuar de forma mais focada nos locais de cometimento de crimes. Isso, como apoio fundamental dos serviços de inteligência, têm resultado em bons resultados nas ações implementadas.

DESARMAMENTO – Dentre os encaminhamentos da reunião do GGI-CE foi escolhida comissão que irá formatar a Campanha Nacional de Desarmamento no Ceará . Também foram apresentados os novos membros do GGI-CE e votada a ata da reunião anterior. A próxima reunião ficou marcada para o dia cinco de agosto, na sede da Divisão de Narcóticos (tendo a Polícia Civil como anfitriã)

Clique aqui para conhecer os novos membros do GGI-Ce

Henrique Silvestre e Jóslen Herbster
Fone: (85) 3101 6517 / 3101-6518