BPTUR reduz o índice de roubo e furto na Beira Mar

20 de maio de 2011 - 16:14

Turistas e cearenses que circulam pela Avenida Beira Mar sentem-se mais seguro com a presença diária de policiais naquela área. A turista de São Paulo, Ana Silva, relata que sempre vem a Capital e fica hospedada em um hotel na orla, mais ficava com receio de andar pelo calçadão depois das 20h, agora ela nem se preocupa com o horário e aproveita para admirar a beleza do artesanato cearense. Está mudança deve-se ao redimensionamento do efetivo do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUR), mobilizando os policiais para os cruzamentos com maior número de ocorrências.

De acordo com o comandante do BPTUR, coronel Roosevelt Alencar, o policiamento turístico reduziu em 53,5% o índice de criminalidade na Beira Mar, se comparado com o mesmo período de 2010. “Está diminuição é progressiva, as estatísticas mostram que de março para abril deste ano, houve uma redução de 47,4%”, destaca Roosevelt.

O redimensionamento do efetivo nos locais e horários mais críticos resultou nos três últimos meses em 141 prisões, 30 apreensões de menores, além de 67 autos de prisão em flagrante, 38 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), 20 Autos Infracionais e 35 Boletins de Ocorrência, sendo 32 por roubo, 27 por furto, 19 por tráfico e consumo de drogas e entorpecentes, dez procedimentos por porte ilegal de arma de fogo, oito por porte ilegal de arma branca, dentre outros. Os policiais contam com 30 rádios de comunicação (HT), seis patinetes elétricos (segways). “Estes fatores otimizaram o patrulhamento, a ostensividade e a percepção de segurança dos freqüentadores naquela área, principalmente durante o lazer e a prática esportiva”, afirma Roosevelt.

Assessoria de Comunicação
Henrique Silvestre e Jóslen Herbster
Fone: (85) 3101 6517 / 3101-6518
E-mail:
ascom@sspds.ce.gov.br