GATE promove Curso de Ações de Resposta à Emergência Radiológica

10 de maio de 2011 - 11:04

Cerca de 40 profissionais da segurança pública estão participando está semana do Curso de Ações de Resposta à Emergência Radiológica. A ideia é dar continuidade a preparação da tropa da Polícia Militar (PM) para Copa de 2014. O curso está sendo promovido pelo Comando do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE). Além dos policiais do Ceará, também acompanham o curso oficiais das polícias dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pará e Tocantins.
 
As aulas tiveram início na segunda-feira, 9, e terminarão na sexta-feira, 13. O objetivo é desenvolver, por meio de aulas práticas e teóricas, conhecimentos técnicos e analíticos voltados para o gerenciamento de ocorrências que envolvam fontes radiológicas e nucleares. Os alunos terão informações de como agir em casos de acidentes, ações criminosas e até mesmo em situações de atos terroristas.

Em paralelo ao curso, será realizado, na quarta-feira, 11, também no QCG, um workshop sobre equipamentos e acessórios utilizados por unidades anti-bombas. Na ocasião, serão demonstradas formas de utilização de tais equipamentos, bem como, maneiras de emprego junto às ocorrências com materiais nucleares.

Segundo o coordenador do curso, capitão Alkimar, todas as disciplinas estão sendo ministradas com base nas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), pertencente ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e da Agência Internacional de Emergência Atômica das Nações Unidas. Os instrutores são físicos nucleares do Instituto de Radioproteção e Dosimetria da CNEN, com sede no Rio de Janeiro.

Assessoria de Comunicação Social da PMCE
comunicacao@pm.ce.gov.br