Secretaria se reúne com Empresas Israelenses

12 de abril de 2011 - 14:37

Empresas israelenses estiveram reunidas com representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para apresentar projetos de Segurança Pública implantados no Estado. A Secretaria está em fase de planejamento de ações para a Copa de 2014 que serão analisadas pelo governador Cid Gomes. A ideia é buscar estratégias e investimentos em tecnologia na área de segurança pública.

No primeiro momento as 13 empresas israelenses apresentaram como e quais tecnologias podem ser usadas para diminuir o índice de criminalidade e acidentes de trânsito no Estado. Em seguida o secretário-adjunto da SSPDS, coronel BM João Vasconcelos, informou sobre todo o funcionamento da Secretaria, bem como as ações desenvolvidas pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), entre outras. O destaque foi o Programa Ronda do Quarteirão, uma das áreas onde o Governo mais investiu em tecnologia nos últimos anos.

De acordo com o cônsul da Missão Econômica da Embaixada de Israel no Brasil, Noy Nir, essa reunião será a primeira de muitas com o Estado. “O Ceará tem uma história longa com Israel de cooperação. Nos anos 70, no setor agrícola e agora o governo de Israel quis investir em mais setores e, nesse momento, em Segurança Pública. Israel virou líder mundial em Segurança, queremos um debate sobre isso também”, aponta Nir.

O cônsul ressalta que atualmente Israel tem foco em tecnologia na área de Segurança. Um exemplo é o sistema de câmeras em alta resolução para detectar suspeitos a longa distância. “Em Israel, o investimento em Segurança tem uma média de 40 bilhões de dólares por ano”, informa Roy Nir.

Henrique Silvestre e Jóslen Herbster
Fone: (85) 3101 6517 / 3101-6518