Conselho realiza a segunda reunião de 2011

21 de março de 2011 - 16:55

Na tarde desta terça-feira (22) o Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Cepod) realizou a segunda reunião de 2011. O encontro foi aberto com a apresentação do psicanalista Odaílson da Silva, autor do Livro "Paradigmas da Loucura", onde falou sobre sua experiência na prevensão e no tratamento de dependentes químicos, no Município de Maranguape, Região Metropolitana, além da sua obra.

O livro tem um olhar diferenciado sobre o que, atualmente, a sociedade entende como distúrbio mental. Com uma base teórica que vai de Platão a Freud, o escritor faz uma análise histórica da loucura. Na obra são resgatados nomes expressivos da humanidade, no campo da literatura, artes plásticas, entre outros, que mesmo sendo considerados loucos, produziram um rico conteúdo artístico e souberam conviver com isso.

O livro possui quatro grandes momentos. O primeiro, na Grécia, onde fala de um mítico religioso, que atribuía aos deuses a condição de louco como castigo ou premiação. O segundo na Idade Média, em que a Igreja Católica classificava a pessoa com tal distúrbio como "endemoniada".  A ruptura desse pensamento vem com o terceiro momento, com a publicação, em 1801, do "Tratado Médico Filosófico Sobre Alienação Mental", de Phillipe Pinel. É feita uma análise sobre a figura do alienista e das ciências "psi" (psicologia, psicanálise e psiquiatria). No quarto momento, o paradigma é o sofrimento psíquico moderno.

Assessoria de Comunicação
Henrique Silvestre e Jóslen Herbster
Fone: (85) 3101 6517 / 3101-6518
E-mail:
ascom@sspds.ce.gov.br