Secretário de segurança visita obras da Aesp

16 de março de 2011 - 15:48

O titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), coronel Francisco Bezerra, visitou, na manhã desta quarta-feira (16), as obras da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), no Mondubim.  Acompanhado dos demais membros da cúpula da SSPDS, Bezerra fez questão de conhecer todas as instalações como salas-de-aula, alojamentos, entre outros espaços. A Academia já é apontada como uma das mais modernas do País.  “Aqui está o futuro da Segurança Pública do Ceará”, disse o coronel.

O secretário destacou que o espaço se destinará à formação integral de todos os agentes da segurança pública: policiais civis e militares, bombeiros e peritos forenses. “Teremos aqui a possibilidade de formar agentes nos aspectos teóricos e práticos”, ressaltou.  Bezerra destacou ainda a possibilidade de integração ainda mais sólida entre as forças de segurança.  “Essa integração começará agora ainda na academia”.

A nova estrutura permitirá que os alunos se dediquem integralmente aos estudos e ao treinamento durante seu período de formação ou de aperfeiçoamento. O projeto de implantação da Academia conta com investimento de R$ 22 milhões, incluindo terreno, obras e aparelhamento. O prédio conta com cinco pavimentos, três auditórios, duas piscinas, quadra coberta, estande de tiro, refeitório, academia de ginástica e biblioteca. Toda essa estrutura está distribuída em 60 mil metros quadrados de área.

CURSOS – Mesmo ainda não estando pronta, a Academia vem capacitando os agentes de segurança. Em 2010, foram formados 1.152 homens entre praças e oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além de homens da Polícia Civil. Recentemente a Aesp deu início ao curso de Formação de Operadores da Clava Química e Pistola Taser – M 26, no qual estão sendo capacitados 300 policiais para utilização de armas não letais.

A academia foi criada oficialmente pela Lei 14.629, de 26 de fevereiro de 2010, publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 11 de março. A ideia é integrá-la ao sistema de Segurança Pública estadual. O novo órgão, vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), abrigará a formação de policiais civis, militares, bombeiros e peritos.

Assessoria de Comunicação
Henrique Silvestre e Jóslen Herbster
Fone: (85) 3101 6517 / 3101-6518
E-mail:
ascom@sspds.ce.gov.br