Secretaria divulga balanço das operações de 2010

4 de janeiro de 2011 - 11:00

Em 12 meses foram realizadas 11 operações em 13 municípios do Interior do Estado

O ano de 2010 foi positivo para a Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) e para o Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Os números revelam que em 12 meses foram realizadas 11 operações em 13 municípios do Interior do Estado. O efetivo total empregado durante as ações foi de 1.740 homens da Polícia Militar (PM), da Polícia Civil (PC), do Corpo de Bombeiros, da Perícia Forense (Pefoce), da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em 400 viaturas. As ações contaram com o apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

Segundo o coordenador operacional da Copol, delegado Harley Alencar, as ações resultaram em 115 prisões, além dos Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO). Os policiais apreenderam aproximadamente quatros quilos de drogas, entre cocaína, crack e maconha, 1.320 produtos pirateados, 110 armas, 77 animais silvestres, 563 cartuchos, além de outros materiais como celulares, câmeras fotográficas, monitores, lunetas, balança, botijões de gás, televisores e aparelhos de som.

A primeira operação foi realizada no município de Mombaça, no dia 17 de dezembro de 2009, onde o efetivo cumpriu 42 mandados de busca, apreensão e prisão. A última ação de 2010 aconteceu em Parambu, Região dos Inhamuns, no dia 10 de dezembro, quando a polícia prendeu nove pessoas, além de apreender vários materiais. O coordenador da Copol, Harley Alencar, ressalta que mais de 90% das operações visavam inibir o tráfico de drogas e a apreensão de armas. A única operação que teve um foco diferenciado foi no município de Ibicuitinga, onde o objetivo foi intimidar o crescimento dos jogos de azar na cidade.

O coordenador da Copol afirma que o objetivo das operações também foi o de cumprir os mandados de prisão e de busca e apreensão emitidos pela Justiça. “As operações levaram mais um choque de ordem aos municípios, auxiliando na redução de pessoas que andavam armadas ou traficavam drogas no Interior, devido ao menor efetivo em algumas regiões”, destaca Harley Alencar.

Balanço das operações em números

Operações – 11
Municípios – 13
Efetivo – 1.740