Operações garantem segurança ao cidadão

23 de dezembro de 2010 - 16:55

Duas operações, denominadas Alta Estação e Centro Seguro, reforçam a segurança nos principais pontos de lazer e de compras do Estado

As forças vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) reforçaram suas ações visando às festas de fim de ano com a Operação Alta Estação. Desde o início de dezembro 2.132 homens da Polícia Civil (PC), da Polícia Militar (PM), do Corpo de Bombeiros e da Perícia Forense (Pefoce) estão priorizando as áreas mais frequentadas pelos turistas, como o Centro Dragão do Mar e os mercados Central e São Sebastião, além das praias do Futuro, Iracema, Náutico, Iguape, Presídio, Icaraí e Cumbuco. No Interior, os locais com maior presença dos agentes de segurança são: Aracati, Barbalha, Camocim, Canoa Quebrada, Crato, Ipu, Itapipoca, Jericoacoara e Paracuru.

O coordenador operacional da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), delegado Harley Alencar, informa que do total citado, 922 são policiais militares e 615 civis. Já o Corpo de Bombeiros Militar, deslocou 99 homens para atuar nas praias, rios e lagoas do Interior. A Pefoce está dando um aparato com 106 profissionais. Este ano a ação tem o apoio de 390 servidores da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), em 30 viaturas e 52 motocicletas

Os órgãos que compõem o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Procuradoria Geral de Justiça, Juizado da Infância e da Juventude, Autarquia Municipal de Transito Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran) e Prefeitura Municipal de Fortaleza, entre outros, estão sendo parceiros nesta ação. A iniciativa ainda conta com  o apoio das secretarias estaduais do Turismo, do Trabalho e Desenvolvimento Social, da Justiça e Cidadania e Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Compras com segurança

Além da Operação Alta Estação, a Copol lançou, também no início de dezembro, outra operação. Denominada Centro Seguro, onde foram empregados cerca de 576 homens, entre policiais civis, militares e bombeiros, para garantir tranquilidade aos que trabalham no Centro e aos que estão se deslocando para efetuar suas compras, tendo em vista que neste período o fluxo de pessoas e de veículos é bem mais intenso. Nesta ação a atenção está voltada para as avenidas Duque de Caxias, Dom Manuel, Leste Oeste e Padre Ibiapina, além da Avenida Monsenhor Tabosa, no limite do prédio do Sebrae.

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Marcos Cavalcante e Joslen Herbster