Polícia desarticula quadrilhas que assaltavam bancos

15 de dezembro de 2010 - 16:04

.

O objetivo das operações era desarticular as quadrilhas envolvidas nas ações contra agências bancárias no Interior do Estado

Em menos de uma semana a Polícia Civil (PC) prendeu 13 pessoas que faziam parte de duas quadrilhas interestaduais responsáveis pelas ações contra agências bancárias realizadas nos últimos meses no Interior do Estado. Além das prisões, durante as ações a polícia apreendeu dois veículos, uma pistola nove milímetros, dois revólveres calibre 38, uma quantia em dinheiro de oito mil reais e 20 munições de vários calibres. As ações fazem parte das operações realizadas pela PC, nos dias 9 e 13 de dezembro.

A primeira, conhecida como Operação Umbral, resultou na prisão de sete pessoas do total citado anteriormente. De acordo com o superintendente da PC, Luiz Carlos Dantas, além dos quatro cearenses, estavam envolvidos dois pernambucanos e um baiano. Ele ressalta que Paulo Henrique dos Santos, apontado como chefe da quadrilha e conhecido por ?Sassá?, possui antecedentes criminais por extorsão, receptação, roubo e furto. ?A quadrilha é responsável por pelo menos três assaltos a bancos no Estado, sendo um em Messejana, Fortaleza, e outros dois nos municípios de Barreiras e Lavras da Mangabeira?, afirma Dantas.

A outra operação ocorreu no município de Cruz (334 quilômetros de Fortaleza), na manhã do dia 13, onde foram presos dois baianos, um paraibano e três cearenses. O superintendente Dantas informou que, das seis pessoas presas, três já respondem por porte ilegal de arma e formação de quadrilha. Segundo investigações feitas pela polícia, os suspeitos teriam sido levados à região por Paulo Roberto Muniz, um dos cearenses, e estariam prontos para assaltar bancos no Vale do Acaraú.

Estiveram envolvidos nas operações a Superintendência da PC, o Departamento de Polícia Especializada (DPE), o Departamento de Inteligência Policial (Dip), a Divisão Anti-Sequestro e a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). As operações contaram ainda com o apoio da Polícia Militar (PM). O superintendente Dantas, lembra que a PC, dará continuidade as ações para que outras quadrilhas sejam desarticuladas e o índice de assaltos a bancos diminuam.

Ações contra bancos em números

Roubos a bancos ? 18

Tentativa e Furtos – 12