Ronda Cultural encerra atividades de 2010

13 de dezembro de 2010 - 09:48


Na ocasião será lançado o CD de Rap produzido pelos policiais e alunos das oficinas, além de um show de Cultura Hip Hop


Desde que Estefane Félix, de 18 anos, aluna do Colégio Liceu de Messejana, começou a participar das oficinas do projeto Ronda Cultural, sua visão sobre a polícia mudou. Antes, ela relata que via os policiais apenas para prender bandidos; agora considera-os amigos da comunidade. Assim como Estefane, outros aproximadamente 500 alunos de dez escolas públicas, que participaram das oficinas do projeto, estão começando a pensar diferente. O encerramento das atividades de 2010 do Ronda Cultural acontece no dia 14, às 18h, no Anfiteatro Centro Cultural Dragão do Mar.

Nas oficinas são realizados debates práticos e teóricos que visam construir um novo modelo de relacionamento, desfazendo estigmas, estereótipos e preconceitos ainda existentes na relação entre os dois públicos, polícia e juventude, segundo o coordenador do projeto, major da Polícia Militar (PM) Plauto Roberto. O Ronda Cultural é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Secretaria de Educação (Seduc), a Secretaria de Cultura (Secult) e a Universidade de Fortaleza (Unifor).

O projeto desenvolve atividades culturais nas áreas da Música, Dança e Audiovisual construindo ferramentas de aproximação entre a Polícia Ronda do Quarteirão e a comunidade, ocupando os jovens em seus momentos ociosos, além de descobrir novos talentos. As oficinas têm duração de um mês, totalizando 70 horas/aula. A cada semana os alunos aprendem sobre um elemento do Hip Hop, como Break, Grafite, Hap e DJ. Ao final da aula acontece o que o coordenador major Plauto chama de ?papo de rocha?, onde os participantes discutem temas como violência, criminalidade, drogas, doenças sexualmente transmissíveis, homofobia e bullyng.

Ronda Cultural 2011

Em 2011 o projeto Ronda Cultural ganhará um novo parceiro, o Instituto de Estudo e Pesquisa para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), da Assembleia Legislativa, com o projeto Construção Compartilhada da Cidadania. O projeto também contará com o apoio de mais oito policiais, capacitados no início do ano, para ministrarem as oficinas. A expectativa é que mais 20 escolas da rede pública, indicadas pela Secretaria de Educação (Seduc), sejam contempladas com o projeto .

Saiba mais:


As dez escolas contempladas com o projeto são dos bairros: São Miguel, José Walter, Tancredo Neves, Messejana, Santa Rosa, Castelão e Cajazeiras.

Duas equipes de quatro policiais ministram as oficinas, além do apoio de um profissional do Hip Hop.

Serviço:

A solenidade de encerramento das atividades do projeto Ronda Cultural acontece no dia 14, às 18h, no Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar.

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Marcos Cavalcante e Joslen Herbster
Fones: (85) 3101.6517/3101.6518
E-mail: ascom@sspds.ce.gov.br