Secretaria capacita agentes na prevenção às drogas

10 de dezembro de 2010 - 11:48

A ideia é que os agentes do Pró-Cidadania de municípios do Interior sejam multiplicadores no combate ao uso indevido de drogas

Os agentes do programa Pró-Cidadania serão mais um aliado no trabalho de prevenção e no combate ao uso indevido de drogas. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) capacitou 32 agentes de 15 municípios do Interior do Estado da segunda turma do Curso de Educador de Cidadania Contra as Drogas.

O curso aconteceu no período de 7 a 18 de junho, totalizando 80 horas/aula. A ideia é que estes agentes visitem as escolas de seus municípios e apliquem a mesma didática usada pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), coordenado pela Polícia Militar (PM), é o que afirma o coordenador do programa Pró-Cidadania, coronel da PM Francisco Erivaldo. Os próprios agentes irão ministrar aulas de prevenção e orientação sobre os diversos aspectos das drogas por meio de cursos, palestras, seminários e oficinas. Diferentemente do Proerd, onde alunos tem entre 9 e 12 anos, o público-alvo dos agentes serão alunos com faixa etária de 13 a 15 anos.

De acordo com o coordenador Francisco Erivaldo, o curso formou sua segunda turma. A primeira  foi em Juazeiro do Norte, no mês de maio, onde foram contemplados 12 municípios da região. A segunda foi em Fortaleza com os seguintes municípios beneficiados: Capistrano, Tururu, Paracuru, Ibicuitinga, Paramoti, Aracoiaba, Palmácia, Barreira, Baturité, Irauçuba, General Sampaio, Umirim, Mulungu, Pentecoste e Ararendá.

Outras ações

Além do curso para os agentes do programa Pró-Cidadania a SSPDS, por meio de suas vinculadas, vem trabalhando na prevenção e no combate ao uso indevido de drogas. Na Polícia Civil existe a Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre) e o Proerd, citado anteriormente, onde os policiais desenvolvem atividades como cursos, palestras, seminários, oficinas, entre outras. A ideia é alertar as crianças sobre os riscos de entrar no mundo das drogas.

Saiba mais:

O programa Pró-Cidadania, coordenado pela SSPDS, foi criado em 2009 onde o objetivo é prevenir atos e ações que possam causar danos à comunidade, além de situações que venham a por em risco o patrimônio e os bens públicos. Existem hoje aproximadamente 2.066 agentes de cidadania, como são conhecidos, auxiliando as instituições de segurança e defesa social. Atualmente o programa está presente em 101 municípios com menos de 50 mil habitantes.

Os agentes, antes de assumirem suas funções, passaram por um curso de capacitação, dimensionado com uma carga horária de 160 horas/aula, onde tiveram as seguintes disciplinas: Mediação de Conflitos, Direitos Humanos, Uso Progressivo da Força, Socorros de Urgência, Defesa Pessoal, Ética e Cidadania, Abordagem Sócio-Psicológica do Crime e Telecomunicações e Manuseio de Armas Não Letais.

O Estado fica responsável pela infraestrutura como viaturas, fardamento, armas não-letais e capacitação, além do salário de metade do guardas municipais. A outra parte fica sob a responsabilidade da Prefeitura do município. O objetivo é que o programa sirva de base para a implantação de Guardas Municipais em seus municípios.

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Marcos Cavalcante e Joslen Herbster