Governo inaugura CIOPS em Sobral

10 de dezembro de 2010 - 11:08

Célula integrará as ações de urgência e emergência diuturnamente por meio do telefone 190

A partir do dia 11 de dezembro, sábado, o município de Sobral contará com uma Célula Integrada de Operações de Segurança (CIOPS), representando o início da ampliação dos serviços para todo o Ceará. O objetivo é integrar, como acontece em Fortaleza e Região Metropolitana, os serviços de urgência e emergência das instituições: polícias civil, militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense, Guarda Municipal, autarquia de trânsito do município e Ronda do Quarteirão.

A exemplo da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) central, que funciona em Fortaleza, a célula de Sobral funcionará 24 horas por dia. Para a reforma das instalações do prédio da célula foram gastos  R$ 1,622 milhão. Outros R$ 193 mil foram utilizados na aquisição de equipamentos como call centers, mesas e cadeiras. Na CIOPS de Sobral trabalharão 77 profissionais entre colaboradores terceirizados e servidores públicos.

Além do atendimento de urgência e emergência, com a chegada da CIOPS em Sobral será possível rastrear em tempo real todas as viaturas das polícia civil e militar, além das do corpo de bombeiros. As informações também serão interligadas à base de dados da Polícia Civil (SIP), do Detran, além da rede Infoseg. Todos os dados coletados auxiliarão no levantamento estatístico e de análises criminais de ocorrências do município auxiliando, por exemplo, a Polícia a melhor redirecionar seu efetivo em ações de prevenção ao crime.

Interiorização e ampliação

A célula da CIOPS de Sobral, na Região Norte, é a primeira de um projeto que reforça a integração do Interior. O Governo do Estado prevê a implantação de outra célula, em Juazeiro do Norte, que abrangerá toda a região Sul do Estado.  A expectativa é de que as células construídas estejam interligadas pela rede de Internet do Governo ao novo prédio da CIOPS, que deverá estar construído até o ano de 2012. Por meio de convênio com o Governo Federal foram disponibilizados R$ 1,511 milhão para aquisição de viaturas, torres, estação portátil, microcomputador, entre outros, para os dois CIOPS.

A ideia é que todo este serviço também esteja interligado nacionalmente durante a Copa do Mundo de 2014. ?Temos este objetivo para a segurança pública. A difusão rápida e eficiente da comunicação é uma das importantes armas que temos na luta contra o crime?, destaca o secretário executivo da SSPDS, coronel Joel Brasil.

Saiba mais:

Para entrar em contato com a CIOPS de Sobral o cidadão deverá utilizar o telefone 190

A CIOPS foi criada em agosto de 1998. Atualmente dez entidades trabalham em parceira na CIOPS: Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Perícia Forense, a Guarda Municipal de Fortaleza, a Defesa Civil do Estado e de Fortaleza, o Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU), Sindionibus e a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza.

Quando o cidadão entra em contato com a CIOPS, a atendente colhe detalhes da ocorrência, como características físicas dos assaltantes, veículo utilizado na fuga, se havia armas, quando se tratar de um assalto, por exemplo. Ao mesmo tempo, as informações da atendente são repassadas para um despachante, que pode ser um policial civil, militar ou do corpo de bombeiros, dependendo da ocorrência.

Serviço:

A inauguração da CIOPS de Sobral acontece às 17 horas do dia 11, na avenida Doutor Guarani, 590, Centro de Sobral.

Marcos Cavalcante ?  Ascom SSPDS
(85) 3101 6518 e 3101-6517