CIOPS apoia campanha ?Não dê esmola à criança em situação de rua?

3 de dezembro de 2010 - 17:00

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança e todos os 10 órgãos e entidades que atuam em parceria na CIOPS participam da terceira etapa da campanha ?Não dê esmola a criança em situação de rua?. Realizada pelo Ministério Público do Ceará a campanha tuará conscientizando a população da Secretaria Executiva Regional I (SER I).

O Ministério Público do Ceará junto com todos os seus apoiadores objetiva conscientizar motoristas, pedestres, moradores da regional em que a mesma está atuando, bem como todo o cidadão cearense, quanto aos riscos das crianças que vivem em situação de mendicância. Com a medida, procura-se evitar, entre outras questões, a exploração comercial da infância.

A CIOPS, ao ser convidada pelo Ministério Público Estadual e SER I  para apoiar esta campanha, tem envidado esforços conjuntos com todas as suas forças amigas: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Perícia Forense, AMC, Samu Fortaleza, Guarda Municipal de Fortaleza, Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal e Sindiônibus.  Quanto mais as pessoas dão esmolas, mais crianças se dispõem a pedí-las.

Do ponto de vista social, ao receber esmolas as crianças não terão seus problemas sociais resolvidos, além de gerar nelas consequências morais e sociais distorcidas, como o hábito de mendigar. Criança pedindo esmola é criança fora do ambiente familiar, convivendo nas ruas e se aproximando mais da criminalidade e das drogas.

Saiba mais:

– A primeira e segunda fases da campanha aconteceram nas regionais III e IV.
– Entre os objetivos da campanha, estão a conscientização de que o dinheiro dado com intenção de melhorar a qualidade de vida da criança, no futuro, pode gerar desvirtuamento de valores sociais, além de fomentar um comércio de exploração de crianças.

Serviço:

O lançamento da terceira fase da campanha ?Não dê esmola à criança em situação de rua? aconteceu no dia 4 de dezembro a Escola Municipal Herondina Lima Cavalcante, localizada na avenida D, 310, Conjunto Beira Rio, Vila Velha.

Mais informações: (85) 3231-1792