Secretaria apresenta ações no Território da Paz

30 de novembro de 2010 - 17:00


Durante  um ano foram realizadas ações, como blitze, na busca para reduzir os índices de criminalidade na região. Amanhã está prevista a instalação de uma base do Ronda na área


A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) continua investindo na área do Território da Paz do Grande Bom Jardim para reduzir a criminalidade na região. Amanhã, 1º de dezembro, data de aniversário do programa, estão previstas a inauguração de uma base de policiamento do Ronda do Quarteirão no Bom Jardim, além da entrega simbólica de outras 12 viaturas administrativas para o 12º, 32º distritos policiais, além da 4ª Companhia do 6º Batalhão.


Durante o período de um ano foram realizadas ações policias para reduzir os índices de criminalidade na região. Blitze, realizadas em parceria entre polícia militar, civil, AMC e Semam são feitas todos os fins de semana, especialmente em áreas de concentração de pessoas, como bares, restaurantes e praças.


As ações conseguiram gerar resultados positivos, como a redução dos roubos a estabelecimentos comerciais, que caíram 45%, indo de 388 de janeiro a outubro do ano passado para 213 nos dez primeiros meses deste ano, nos cinco bairros que compõem o território (Bom Jardim, Canindezinho, Granja Lisboa, Granja Portugal e Siqueira). Entretanto, dados como o índice de homicídios cresceram, partindo de 100 nos dez primeiros meses de 2009 para 122 no mesmo período de 2010, acréscimo de 22%.


Investimento


Durante o período de um ano  foram empenhados mais de R$ 8,7 milhões na aquisição de veículos operacionais e administrativos, além da compra de armas letais e não-letais, microcomputadores, entre outros aparelhos,  para o reaparelhamento dos órgãos de  segurança pública- Pronasci (Território da Paz). 


Somente em equipamentos de proteção individual foram gastos aproximadamente R$ 2,39 milhões.  Em coletes, por exemplo, foram adquiridos 1.085 para as equipes que atuam nos cinco bairros que compõem o Território da Paz. Além dos coletes, foram entregues tonfas (cassetetes tipo PM) e pistolas não-letais, as Taeser, em número de 220, entre outros materiais.

Durante o primeiro ano do Território de Paz a Secretaria da Segurança Pública também viabilizou a compra, via convênio com o Ministério da Justiça, de 59 veículos, sendo a maioria motocicletas, veículos tipo pick-up e administrativos, sendo gastos aproximadamente 2,7 milhões na compra dos veículos. Em torno de 1,7 milhão foi investido na aquisição de estrutura para as delegacias, como microcomputadores, servidores e sistemas de identificação humana.


Serviço:


A inauguração da base de policiamento do Ronda acontece amanhã, a partir das 9 horas, no estádio do Bom Jardim, situado na rua Guararema S/N ? Bom Jardim


Mais informações

Marcos Cavalcante ? Ascom SSPDS