Prisões e apreensão de drogas e armas em três municípios

26 de novembro de 2010 - 16:56

A operação foi iniciada na madrugada de hoje  nos municípios de Horizonte, Barreira e Pindoretama resultaram em 12 prisões e apreensão de sete armas de fogo

Ações da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) resultaram na prisão de 12 pessoas e apreensão de um adolescente. Os municípios de Horizonte, Barreira e Pindoretama foram os alvos da operação iniciada na manhã do dia 26 de novembro, que apreendeu armas de grosso calibre, drogas, munição, dinheiro, veículos e aparelhos celulares.

De acordo com o titular da Copol, Harley Alencar, foram empregados 160 homens das policias civil, militar, corpo de bombeiros e perícia forense, em 40 viaturas. Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) deu o apoio às ações realizadas em terra e iniciadas de madrugada. ?O elemento surpresa e o empenho das forças são muito importantes para o êxito das operações?, destaca Harley Alencar.

Apreensões
As prisões aconteceram em sua maioria na região de Horizonte. Durante os trabalhos as equipes conseguiram localizar junto com os presos e o adolescente, mais de 600 gramas de maconha, 15 gramas de crack e papelotes de cocaína. Além de droga, sete armas, sendo uma pistola calibre 380, três  revólveres, três rifles, uma espingarda calibre 12, uma luneta de precisão e duas replicas de armas foram apreendidos.  Aproximadamente mil CDs, uma CPU de computador, além de um veículo Corsa e uma moto também foram levados à delegacia.

Na avaliação do delegado, o  resultado do cumprimento dos mandados de prisão e busca e apreensão foi positivo. ?O trabalho foi muito exitoso. Certamente vamos dar um alento com a identificação e prisão destes criminosos?, completa Harley, lembrando que homens da Coordenadoria de Inteligência (Coin), realizam levantamento na região em busca de novos criminosos.

Operações anteriores

– Dia 15 de outubro, as ações se concentraram no Litoral Leste, especialmente nos municípios de Beberibe, Cascavel e Pindoretama, com apreensões de drogas, armas, munições, dinheiro e animais silvestres

– Dia 8 de outubro, as equipes foram ao município de Canindé, onde apreenderam aproximadamente um quilo de maconha, 700 gramas de cocaína e 200 gramas de crack, além de 12 armas de fogo, 20 pássaros silvestres e R$ 2.677,50 reais. Durante as ações nove pessoas foram presas.

– No início de setembro policiais civis e militares foram aos municípios de Jaguaruana e outros situados na região do Vale do Acaraú, como Itarema e Acaraú, com a prisão de seis pessoas e apreensão de drogas.

– Em 23 de julho, equipes percorreram os bairros de Limoeiro do Norte apreendendo cinco armas de fogo, além de drogas e animais silvestres. Oito pessoas foram presas.

– No dia 11 de junho as operações em Boa Viagem resultaram na apreensão de 27 armas de fogo, entre pistolas, revolveres, espingardas e rifles.

– No dia 16 de abril foi realizada uma ação em Russas, que resultou na prisão de 42 pessoas, a maioria ligada ao tráfico de drogas. Armas foram apreendias durante a operação, que contou com 350 homens.

– No dia 17 de março o GGI realizou uma ação em Tabuleiro do Norte, município vizinho a Russas, onde foram apreendidas motos, armas e drogas.
– Em dezembro do ano passado as operações foram realizadas no município de Mombaça, com prisões e apreensões de armas e drogas.

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Marcos Cavalcante e Joslen Herbster