Seminário Intersetorial de Prevenção à Violência nas Escolas

5 de novembro de 2010 - 11:27




Os líderes comunitários participaram do seminário, sobre a violência nas escolas. Em seguida, de um mini-curso, com temáticas ligadas às competências das lideranças.
 
A Coordenadoria de Defesa Social (CODS) promoveu um sábado com muitas atividades. Os conselheiros participaram do Seminário Intersetorial de Prevenção à Violência nas Escolas. À tarde foi realizado o mini-curso sobre Lideranças Proativas e Planejamento Estratégico/Sistêmico. As atividades aconteceram dia 6 no Instituto Filippo Smaldone.
 
O objetivo do seminário é fazer um diagnóstico da violência nas escolas, bem como envolver as forças amigas a promover a cultura de paz nas comunidades. O evento é uma parceria entre a Secretaria da Segurança e Defesa Social (SSPDS) e a Secretaria da Educação (Seduc). Segundo o coordenador da CODS, coronel da Polícia Militar (PM) Francisco Erivaldo, o papel da Seduc é orientar os conselheiros, que também são líderes comunitários, sobre a melhor metodologia a ser aplicada para diagnosticar a questão da violência nas escolas. Para tratar deste assunto foram convidados dois consultores de desenvolvimento humano e organizacional, Flávio Mesquita e Marlúcia Mesquita.

De acordo com o coordenador, coronel Francisco Erivaldo, a violência nas escolas tem se retratado de diversas formas, por meio de agressões físicas ou verbais, ou destruindo o patrimônio escolar. Atualmente a agressão mais frequente é o bullying, que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro ou outros alunos.
 
Capacitação
 
Além do seminário os líderes comunitários participaram, durante quatro horas, de um mini-curso com temáticas ligadas às competências de liderança exigidas para o novo perfil de líder empreendedor, no que se refere à mobilização, apoiando as políticas de segurança pública e defesa social. A aula será ministrada pelo capitão da PM Weibson Braga, especialista em gerenciamento de projetos. ?Seguindo uma abordagem interativa e prática os participantes vivenciarão momentos importantes para a sua atuação diária, seja no âmbito pessoal ou profissional?, destaca Weibson Braga.
 
Para Weibson Braga as principais questões a serem trabalhadas no mini-curso são: a proatividade enquanto líderes comunitários, a definição sobre quais suas prioridades de atuação, a melhor maneira de gerenciar seu tempo, bem como inspirar seus liderados para obter a colaboração no dia-a-dia nas comunidades. ?As lideranças precisam saber comunicar-se para repassar suas ideias para a comunidade?, ressalta Weibson.
 
Saiba mais:

Cerca de 300 conselheiros estiveram participando dos eventos. Foram convidados também os comandantes do 5º e 6º Batalhão da PM, além de oficiais e do comandante do Ronda do Quarteirão.
 
A Seduc realizou este mesmo seminário no mês de setembro, onde o público-alvo eram professores e alunos.
 
O mini-curso continuará no dia 13, com mais quatro horas de aula.
 
Serviço:
 
O seminário e o mini-curso são direcionados especificamente para as lideranças comunitárias e alguns oficiais e comandantes da PM. As atividades acontecerão dia 6, a partir das 8h, no Instituto Filippo Smaldone, localizado na rua Adolfo Siqueira, 273, no bairro Joaquim Távora.
 
Mais informações:

Coordenadoria de Defesa Social ? CODS – Telefone: 3101-6560/3101-6561